quinta-feira, 17/11/2011

Alunos da rede estadual disputam a final do Desafio BM&FBovespa no sábado

Das 30 equipes classificadas, 15 são de escolas estaduais, sendo seis da capital e nove da Grande São Paulo Quinze escolas estaduais, sendo seis da capital e nove da Grande […]

Quinze escolas estaduais, sendo seis da capital e nove da Grande São Paulo, estão entre as 30 que disputarão no próximo sábado, 19 de novembro, a grande final do Desafio BM&FBovespa 2011. Elas foram classificadas entre mais de 200 instituições de ensino da rede pública e privada em todo o Estado, após seis eliminatórias realizadas entre maio e outubro deste ano. A última etapa acontecerá na sede da instituição, na cidade de São Paulo, a partir das 9h. Na ocasião, os estudantes da rede estadual, campeões das últimas duas edições, tentarão o tricampeonato.

“Com bastante esforço e autoconfiança acho que conseguiremos repetir o resultado do ano passado”, afirma Gustavo Veríssimo Barbosa Ribeiro, aluno da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Lisboa, da capital, que foi a vencedora na edição de 2010 e está novamente na final. O estudante disse que resolveu participar da competição por influência da irmã, Priscila Barbosa Ribeiro, que integrou a equipe campeã no ano passado. “Entramos para competir, independentemente do resultado, mas temos que estar calmos na final. Não tem segredo, é preciso ter bom raciocínio e pensar rápido”, salienta Gustavo.

Cada escola é representada por uma equipe formada por três a cinco alunos do Ensino Médio. Para competir no desafio, os estudantes participam de um curso sobre educação financeira e conceitos do mercado, oferecido pela BM&F, e depois são avaliados em uma prova. A nota obtida no exame é convertida em dinheiro virtual, para que os grupos possam aplicá-lo no mercado de valores. Com base em cotações, informações macroeconômicas e outras sobre empresas de diferentes setores, fornecidas pela Bolsa, os participantes montam sua própria carteira de ações. Vencem aqueles que obtiverem as melhores taxas de rentabilidade.

“Não conhecíamos muito bem a competição. Entramos mais por incentivo da escola”, conta Wagner da Silva de Oliveira, aluno da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Jardim Santo André III, localizada na zona leste da capital, uma das finalistas. Para o estudante, a classificação foi uma surpresa pelo fato de ser a primeira participação de sua escola e de ter enfrentado concorrentes muito fortes. Mas mesmo que sua equipe não ganhe, afirma ele, a experiência terá sido válida pelo aprendizado adquirido. “Antes eu gastava muito. Hoje tenho mais consciência em relação ao dinheiro. Penso que cada centavo economizado pode ser investido para aumentar meu rendimento”, salienta Wagner, que planeja cursar uma faculdade de economia, comércio exterior ou tornar-se professor de matemática.

Na última fase, as equipes participarão de mais uma palestra sobre educação financeira e depois farão a aplicação do dinheiro virtual acumulado na eliminatória. Os alunos das cinco equipes melhores colocadas serão premiados com créditos, em reais, que deverão ser utilizados para a compra de ações, podendo ser resgatados em no mínimo um ano a partir da data de realização do investimento. Serão R$ 25 mil para o primeiro lugar, R$ 15 mil para o segundo, R$ 10 mil para o terceiro, R$ 5 mil para o quarto e R$ 2,5 mil para o quinto colocado.

Os professores-orientadores das equipes premiadas ganharão um notebook cada um, e um crédito de R$ 1 mil para investir em ações. As escolas vencedoras receberão um microcomputador e uma impressora multifuncional.

O Desafio BM&FBovespa foi criado em 2006 e desde então mais de 10 mil estudantes interessados em educação financeira já participaram da disputa. Em 2009, a vencedora foi a Escola Estadual Profº Tenente Ariston de Oliveira, situada na capital.

Relação das escolas estaduais finalistas

Escola Estadual Antonio Lisboa — capital
Escola Estadual Adolfo Gordo — capital