quinta-feira, 19/01/2012

Alunos da rede estadual em Mongaguá ganham Centro de Estudo de Línguas

A nova unidade começa a funcionar neste ano na Escola Estadual Profª Aida Leda Bauer Davies e oferece cursos de inglês, espanhol e francês A partir deste ano, os alunos […]

A partir deste ano, os alunos da rede estadual de ensino em Mongaguá passarão a contar com um Centro de Estudo de Línguas (CEL) na Escola Estadual Profª Aida Leda Bauer Davies. É o quinto CEL em funcionamento na região da Diretoria de Ensino de São Vicente, que já dispõe de unidades nos municípios de Peruíbe, Itanhaém, Praia Grande e São Vicente.

O novo centro oferece um total de 280 vagas, divididas em oito turmas, para cursos de inglês, espanhol e francês, que terão início em fevereiro. Já foram preenchidas 155 vagas, restando ainda 35 para inglês, 70 para espanhol e 20 para francês. Podem se inscrever estudantes da rede estadual a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular, ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). No caso do curso de inglês, apenas alunos do Ensino Médio podem participar.

Para se cadastrar, os interessados devem comparecer ao CEL, localizado na rua Silvano Ribeiro Diroz, 200, no bairro Vila Arens, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, portando cópias da certidão de nascimento, RG, RA e comprovante de matrícula.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 144 CELs em funcionamento e 107 em fase de implantação, totalizando 251 unidades. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

No total, são atendidos hoje cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs em 2010). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, divido em dois semestres de 60 horas de aula cada, os demais cursos têm duração de três anos, em módulos de seis semestres, com um total de 480 horas.