sexta-feira, 29/11/2013

Alunos da rede estadual embarcam domingo para intercâmbio internacional

Estudantes selecionados em processo seletivo viajam para ter a primeira experiência no exterior em cursos intensivos de idiomas na Europa e Argentina            A Secretaria da Educação do Estado […]

A Secretaria da Educação do Estado leva neste domingo a primeira turma de estudantes da rede estadual para vivenciar a experiência de um intercâmbio internacional.  São 228 alunos intercambistas que farão um curso intensivo de idioma na França, Inglaterra ou Argentina. A ação faz parte da comemoração dos 25 anos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que oferecem aos jovens aulas gratuitas de inglês, espanhol e francês.

Os alunos selecionados passaram por um processo seletivo que avaliou o conhecimento adquirido nos CELs. Nesta primeira etapa da viagem, 40 estudantes vão para a França, 60 para a Inglaterra e 128 para a Argentina, de acordo com o idioma que o jovem cursa no CEL. Em janeiro, mais 128 estudantes vão para a Argentina, contemplando as 356 vagas oferecidas pela Secretaria.

A viagem acontece no período de férias escolares, com duração de 20 dias. A Secretaria oferecerá todo o suporte necessário, desde o trâmite para a emissão do passaporte e visto, até transporte, alimentação, estadia e jaqueta térmica. Além das aulas, os estudantes do Ensino Médio farão passeios culturais, tudo sem custo.

Fizeram a inscrição para o processo seletivo cerca de 2 mil alunos das escolas estaduais. Foram exigidos critérios como frequência mínima de 75% nas aulas de idioma e ter alcançado média igual ou superior a 7,0 (sete) em Língua Inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova.

“Possibilitar aos nossos estudantes a oportunidade de um intercâmbio é mais uma ação da política de estímulo de aprendizado de um novo idioma. Além dos CELs, a Secretaria oferece cursos gratuitos de inglês online para estudantes e também aos nossos 300 mil servidores por meio da nossa Escola Virtual de Programas Educacionais, a EVESP”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Matrículas antecipadas

Os alunos da rede estadual interessados em fazer um curso de idioma no próximo semestre já podem procurar o Centro de Estudos de Línguas mais próximo. No total, são 224 unidades distribuídas no Estado. No primeiro semestre de 2013 a secretaria contabilizou cerca de 64 mil alunos matriculados nos cursos de espanhol, inglês, italiano, francês, japonês, mandarim e alemão. As aulas começam em fevereiro e são ministradas por professores diplomados.

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. Ao todo, são seis módulos semestrais e, após o término, o participante recebe o certificado de conclusão.

As matrículas para os cursos podem ser feitas nas secretarias das escolas estaduais que contam com uma unidade do CEL. Podem se inscrever estudantes da rede estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio e para o cadastro, os interessados, ou seus responsáveis, no caso de alunos menores de idade, devem comparecer às unidades que oferecem os cursos, portando cópia do RG e declaração de matrícula da escola de origem.

Serviço: Localize aqui o CEL mais próximo na sua região