• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/10/2011
Últimas Notícias

Alunos da rede estadual estreiam no programa “Inglês com Música”

Durante a 3ª temporada, cerca de 1,5 mil estudantes do Ensino Médio estarão na produção veiculada pela TV Cultura e Univesp TV A terceira temporada do programa “Inglês com Música”, […]

Durante a 3ª temporada, cerca de 1,5 mil estudantes do Ensino Médio estarão na produção veiculada pela TV Cultura e Univesp TV

A terceira temporada do programa “Inglês com Música”, gravado com a presença de mais de 300 alunos das Escolas Estaduais Alexandre de Gusmão, localizada na região do Ipiranga, na capital, e Amadeu Olivério, situada em São Bernardo do Campo, foi exibida neste sábado (08/10). A iniciativa faz parte de uma parceria da Secretaria da Educação de São Paulo, por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), com a Fundação Padre Anchieta.

O programa “Inglês com Música” ensina o idioma a partir de letras de músicas pop conhecidas na língua inglesa. A música desta edição é “I’m Yours”, hit do cantor Jason Mraz. Os estudantes estudam a canção e competem em jogos que trabalham a pronúncia e a letra. “Eu aprendi várias palavras que não conhecia e ampliei meu vocabulário. O importante não é ganhar a gincana e sim se divertir e aprender”, reforça a aluna do Centro de Estudos de Lìnguas da Escola Estadual Alexandre de Gusmão, Stephany Boé.

“A música, dessa forma, torna-se um agradável instrumento de aprendizado e capacitação para o futuro profissional, que terá de fazer uso desse idioma. Quero parabenizar a Secretaria de Estado da Educação e a TV Cultura por essa iniciativa, que vem oferecer aos alunos da rede de ensino público do Estado mais essa ferramenta de expressão em língua estrangeira e acesso a outras culturas”, declarou o governador Geraldo Alckmin.

O programa

A atração, que incentiva o aprendizado do inglês de forma descontraída, é uma reedição do programa de mesmo nome exibido pela TV Cultura entre 1969 e 1981. A Univesp TV, em 2010, tomou a iniciativa de voltar a produzir o programa, em novos moldes, com apresentação da cantora Amanda Costa e a participação da professora de inglês Marisa Leite de Barros, que criou, em 1969, o “Inglês com Música”. Para Marisa, que também estudou em escola estadual, o inglês é uma necessidade, por isso a importância de estudar a língua. “Para as crianças é fantástico que eles possam brincar, participar, cantar, dançar e aprender. Isso tudo é muito bom para os nossos alunos”, afirma.

Participação

Cerca de 1,5 mil alunos da rede vão participar de pelo menos nove programas dessa 3ª temporada. Em cada edição duas escolas, com 100 alunos cada uma, competem entre si. Os estudantes manifestam interesse em participar e depois, se o número de alunos for maior do que o de vagas, a seleção é feita pela equipe pedagógica das unidades. “Eu gostei bastante. Fiquei bem nervoso por ser uma competição, mas foi muito divertido”, conta o estudante Felipe Carvalho Paes Barbosa, da 2ª série do Ensino Médio, que representou a Escola Estadual Alexandre de Gusmão no programa de estreia. Para ele, é uma forma descontraída de aprender mais sobre o idioma. “Estudei bastante me preparando, mas também aprendi bastante participando do programa”, acrescentou.

Confira o vídeo com a participação dos alunos: