• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/03/2015
Boas Práticas

Feira de Ciências e Engenharia segue com exposição de projetos de alunos da rede

Participam alunos de todo o Brasil e entrada para o evento é gratuita

A edição 2015 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), segue aberta para visitação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). A mostra, que tem entrada gratuita, está disponível das 14h às 19h.

Nesta edição, nove escolas da rede estadual paulista estão participando. Entre os destaques deste ano, está o projeto “Ártemis e Ares: Robôs Multitarefas”, da E.E. Professora Elza Facca Martins Bonilha, localizada no Campo Limpo Paulista, município de São Paulo. O projeto, que concorre na categoria Engenharia, consiste na criação de dois robôs. O primeiro, chamado Ártemis, foi planejado para entrar em áreas de desabamento. Já o segundo robô, denominado Ares, foi programado para mostrar as técnicas de sumô, luta competitiva de origem japonesa.

– Confira a programação do Febrace 2015

– Veja aqui as escolas que estão participando desta edição

“A ideia, em si, era criar uma plataforma robótica livre, que fosse capaz de ser replicada por qualquer escola. Neste sentido, nós criamos um tutorial na internet para ensinar outras escolas a fazer um robô. Agora, pretendemos aproveitar a Febrace para divulgar o tutorial e também os dois robôs”, afirma Alan Barbosa de Paiva, professor de ciência e biologia e orientador do projeto.

Sobre a Febrace

Movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, a Febrace acontece todos os anos na Universidade de São Paulo (USP), onde alunos e professores de todo o País expõem os projetos realizados no ano.

A feira tem por objetivo aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária, além de estimular novas vocações em ciências e engenharia por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.