• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/06/2015
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Alunos da rede estadual fazem tour virtual por estação de tratamento de água

Em parceria com a Sabesp, visita será transmitida, ao vivo, nesta terça-feira (16)

Os 4 milhões de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo poderão fazer um tour especial nas Estações de Tratamento de Água da Sabesp. A visita virtual, agendada para esta terça-feira (16), será transmitida ao vivo e em dois horários: às 10h, neste link, e às 14h, neste link

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook 

A proposta é que os alunos aprendam as várias fases do processo de captação, filtragem e distribuição da água na região metropolitana e municípios do interior e litoral paulista. Atualmente, o sistema é composto por 214 estações e é responsável pelo tratamento de mais de 100 mil litros por segundo.

Sob orientação de técnicos da companhia e o grupo Ciência em Show, os estudantes vão aprender mais sobre o controle de dosagem de produtos químicos como cloro, ajuste de pH com cal ou soda, filtração a partir de pedras e carvão até a adição do flúor, substância importante e presente na água consumida em São Paulo para prevenir as cáries.

A iniciativa é uma das atividades realizadas na rede para comemorar a Semana do Meio Ambiente. As unidades de ensino, de acordo com a faixa etária e ciclo, organizaram palestras, exposições e ações para alertar os alunos sobre a preservação da nossa fauna e flora. O tema também faz parte do currículo das disciplinas de Biologia, Química e Geografia. 

“A Secretaria da Educação mantém diversas ações e projetos com o intuito de fazer com que os alunos sejam multiplicadores dos hábitos conscientes. Além das atividades em sala de aula, as escolas também incentivam os estudantes a produzirem estudos e empreendimentos com o foco no meio ambiente e no bem-estar da população”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.