segunda-feira, 09/09/2013
Pais e Alunos

Cerca de mil alunos de escolas estaduais ganham destaque no desfile de 7 de setembro

A dedicação dos alunos às fanfarras refletiu na melhora do comportamento e boletins escolares

Pouco a pouco eles chegam, passos ansiosos e olhos atentos. A imponência do Sambódromo, no Anhembi, zona norte de São Paulo, surpreende os alunos de sete escolas estaduais que se apresentaram no tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro, no último sábado (7).

Arquibancadas cheias, coração acelerado e uma vontade imensa de começar a tocar. Depois de organizadas, as fanfarras e bandas marciais já estão prontas para entrar na arena.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Essa é a primeira vez que a E.E. Prefeito Mário Avesani, de Santa Cruz das Palmeiras, interior paulista, participa do evento. A fanfarra com 90 integrantes ensaiou ininterruptamente ao longo de cinco meses para não errar nenhuma nota. “Até nas férias eles ensaiaram”, diz o maestro Edson Paulo da Silva.

A escola chegou em São Paulo na sexta (6) e passou a noite no Hotel San Raphael. Todos acordaram cedo e às 5h30 já estavam tomando café da manhã para não atrasar. “Alguns alunos estão tão empolgados que não conseguiram dormir”, conta o vice-diretor Ricardo Aparecido Manoel.

A E.E. Jardim Maria Dirce III, de Guarulhos, também estreou no desfile. Melkesedeque Ozeas Pinto, aluno do Ensino Médio, exerceu a tarefa de regente. Do começo ao fim, com passos firmes e um grande sorriso, coordenou os amigos de escola. “Quando encarei o Anhembi pensei: estou aqui mesmo? Foi surpreendente”.

Aniversário no Sambódromo

Veterana entre as escolas participantes do 7 Setembro, a Banda Marcial E. E. Professor Armando Gaban, de Osasco, comemorou seus 17 anos de existência em meio aos aplausos do público. O repertório transitou da “Aquarela”, de Toquinho, até “Ai se eu te pego”, de Michel Teló.

“É uma honra vestir essa farda da banda do Gaban. Amo muito essa escola,  sempre recebemos apoio nos momentos em que precisamos”, conta Uarley Soares, aluno do Ensino Médio.

Notas

A dedicação dos alunos às fanfarras refletiu na melhora do comportamento e boletins. “Os projetos, a iniciativa dos alunos em participarem da fanfarra e o apoio da escola são fundamentais para que os resultados no processo de ensino-aprendizagem só aumentem”, acredita Deise de Fátima Balbino coordenadora pedagógica da E.E. Prefeito Mário Avesani.

“Por meio da música, os alunos trabalham concentração, disciplina e dedicação.  Também é possível desenvolver habilidades relacionadas a organização e a dança. Já presenciamos a recuperação de muitas escolas com o projeto de fanfarras. É maravilhoso ver o resultado de todo esse trabalho”, afirma Kátia Cristina Deps Miguel, da equipe técnica do Centro de Projetos Especiais da Secretaria da Educação.