quarta-feira, 19/01/2011

Alunos da rede estadual ganham três novos Centros de Estudos de Línguas no interior

As novas unidades funcionarão nas cidades de Lins, Matão e Taubaté com cursos de inglês e espanhol já no primeiro semestre de 2011; Em todo o Estado, a rede estadual […]

Em todo o Estado, a rede estadual já conta com 104 CELs, sendo 20 na Capital, 17 na Grande São Paulo e 67 no Litoral e Interior

Este ano, os alunos da rede estadual de ensino ganham três novos Centros de Estudos de Línguas (CELs) no Interior. Com as novas unidades, que funcionarão nas cidades de Lins, Matão e Taubaté, a Secretaria de Estado da Educação chega a 104 unidades em todo o Estado. O Programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou supletivo, e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

O CEL proporciona ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas. “Aprender um segundo idioma é fundamental para a formação do estudante. Esta é uma importante iniciativa da Secretaria”, disse o Secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald

A unidade de Matão será implantada na Escola Estadual Profª Henrique Morato e inicialmente oferecerá cursos de inglês e espanhol. É o segundo CEL implantado na região da Diretoria de Ensino de Araraquara. A outra unidade fica na Escola Estadual João Manoel do Amaral, em Araraquara, e oferece cursos de inglês, espanhol, italiano e francês.

Em Taubaté, a unidade funcionará na Escola Estadual Monteiro Lobato, onde serão oferecidos inicialmente os cursos de inglês e espanhol. Trata-se da segunda unidade na região da Diretoria de Ensino de Taubaté, que já possui um CEL na Escola Estadual Ministro José de Moura Resende, na cidade de Caçapava, que oferece cursos de inglês, espanhol, francês e italiano.

Já o CEL de Lins será implantado na Escola Estadual Fernando Costa e em princípio oferecerá os cursos de inglês e espanhol. É o primeiro na região da Diretoria de Ensino de Lins.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas nas próprias escolas. A relação com todos os CELs e seus respectivos endereços e contatos para informações está disponível no site http://cenp.edunet.sp.gov.br/CEL/Default.asp .

Sobre os CELs

Atualmente, a Secretaria mantém 104 CELs em todo Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 17 na Região Metropolitana e 67 em cidades do litoral e interior. No total, são atendidos gratuitamente cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs neste ano). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano (divido em dois semestres com 120 horas de aula), os demais cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres, totalizando um total de 480h/aula.