• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/03/2014
Imprensa

Alunos da rede estadual inscritos no processo seletivo do Acessa Escola já podem consultar local de prova

A prova será realizada no dia 16 de março e é destinada a estudantes do Ensino Médio que vão atuar como estagiários de informática Os alunos inscritos para o processo […]

A prova será realizada no dia 16 de março e é destinada a estudantes do Ensino Médio que vão atuar como estagiários de informática

Os alunos inscritos para o processo seletivo do Acessa Escola, programa pioneiro da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que oferece ferramentas digitais de aprendizagem nas escolas estaduais, já podem consultar o local de prova, disponível no Portal da Educação. Os selecionados recebem benefício mensal de R$ 380, além do auxílio transporte. Ao todo, foram 16.387 inscritos e a prova será realizada no dia 16 de março.

Coordenado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, o Acessa Escola oferece acesso livre à internet nas escolas como forma de inclusão digital e social. Os convocados atuarão nas salas de informática das 3.873 escolas da rede que já contam com o programa e também nas 453 unidades que recebem o Acessa até o final deste semestre.  Com a expansão do programa, a Secretaria totaliza 3,8 milhões de alunos cadastrados ao Acessa (90% do universo de matriculados na rede).

A carga horária do estagiário é de vinte horas semanais e pode ser cumprida nos período da manhã, tarde ou noite. A prova é classificatória, ou seja, os candidatos que não forem chamados na primeira convocação, terão outras oportunidades. A publicação do gabarito sairá no dia 17 de março e a classificação dos indicados, a partir do dia 27 de março.

A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogado até 24 meses. Neste ano, 5 mil jovens já começaram a estagiar no Acessa.

“Os estudantes estagiários são figuras centrais do Acessa. Eles trabalham diariamente para auxiliar a comunidade escolar no uso seguro da internet, além de ser uma formação importante para o mercado de trabalho. Por isso, ampliamos o número de bolsas, já que no ano passado oferecemos 9 mil e chegamos em 2014 com 11 mil benefícios disponíveis”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Em 2013, o Acessa Escola alcançou a marca de 30,7 milhões de acessos à internet. O número representa aumento de 62%, comparado aos 18,9 milhões de registros em 2011.