Após o quarto dia de jogos, os atletas das escolas estaduais de São Paulo conquistaram quatro ouros, nove pratas e sete bronzes
Desde sábado, três de dezembro, estudantes da rede estadual paulista disputam as Olimpíadas Escolares Brasileiras, na categoria infantil (15 a 17 anos), em Curitiba, no Paraná. Após quatro dias de jogos, vinte alunos da rede já podem saborear o gostinho da vitória: até o momento, os atletas da rede estadual somam quatro ouros, nove pratas e sete bronzes. A competição vai até o dia 11 de dezembro e reúne mais de 3.600 atletas de 1.129 escolas públicas e privadas de todo o País.
Das quatro medalhas de ouro conquistadas até então, três vieram do atletismo e uma do ciclismo. O atleta Mauricio dos Santos Lima, da Escola Estadual Francisco Azevedo, de São José dos Campos, integrou a equipe vencedora do revezamento medley masculino, além de ficar com o bronze nos 200 metros.
Aluna da Escola Estadual Joana Motta, de São Caetano do Sul, Izabela Rodrigues Silva foi a primeira colocada no arremesso de peso e ficou com o segundo lugar no lançamento do disco. Thiago Negreiros, da Escola Estadual Jardim Bopeva, de Praia Grande, também alcançou o lugar mais alto do pódio no lançamento do disco e a segunda colocação no arremesso do peso.
Já Nayara Gomes, da Escola Estadual Jorge Correa, de Araçatuba, foi destaque no ciclismo, sendo campeã na categoria estrada individual e vice nos 500 metros contrarrelógio.
No total, 51 atletas de escolas estaduais paulistas competem no evento, sendo oito da capital, quatro da Grande São Paulo, dois do litoral e 36 do interior. A maioria deles conquistou a vaga para a competição nacional na Olimpíada Escolar Estadual, realizada entre os dias 6 e 16 de outubro, em Penápolis.
Sobre as Olimpíadas Escolares Brasileiras
As Olimpíadas Escolares já se firmaram como um grande celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento do Brasil. Observadores das Confederações Brasileiras Olímpicas participam do evento, reconhecendo e cadastrando os futuros atletas olímpicos do Brasil. Esse trabalho já vem apresentando resultados expressivos. No último Campeonato Mundial de judô, em Paris, onde o Brasil teve sua melhor participação na história, duas medalhas vieram de atletas oriundas das Olimpíadas Escolares: Mayra Aguiar e Sarah Menezes. Além disso, dos 81 atletas integrantes da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura, em agosto de 2010, 35 passaram pelas Olimpíadas Escolares desde 2005.