segunda-feira, 21/11/2011
Imprensa

Alunos da rede estadual leem mais de 50 mil livros em 2011 na região de Catanduva

Projeto Centopeia teve, neste ano, a participação de 6 mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 22 unidades em 10 cidades Desenvolvido com o objetivo de […]

Desenvolvido com o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos das 22 escolas estaduais de Ensino Fundamental de 10 municípios atendidos pela Diretoria Regional de Ensino de Catanduva, o projeto Centopeia alcançou a marca de 50.831 livros lidos neste ano. O feito teve como protagonistas 6.117 estudantes do 6º ao 9º ano, com apoio de pais e professores empenhados na iniciativa.

Integram a ação escolas das cidades de Ariranha, Catanduva, Catiguá, Embaúba, Marapoama, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Santa Adélia e Tabapuã.

Implantado em 2008, a partir da experiência realizada no ano anterior em uma escola, o projeto Centopeia celebra a quarta edição com uma mostra de leitura na próxima terça-feira, dia 22, quando os 220 alunos que mais leram neste ano, sendo 10 de cada escola participante, recebem certificados. O evento será às 14h, na Escola Estadual Barão do Rio Branco (praça Roosevelt, 143, centro, Catanduva), com apresentação de uma performance teatral feita por estudantes com inspiração em livros de Pedro Bandeira, escritor que já declarou que a iniciativa “deveria ser estendida para todo o Brasil”.

No projeto, o aluno deve ler pelo menos 10 livros durante o ano letivo e manter um caderno de leitura, com fichas e notas para as obras lidas, que é avaliado pelos docentes de português e arte. Além disso, cada turma tem um painel com a respectiva lista de estudantes. Ao lado do nome da criança, todo volume lido é marcado com uma bolinha, representando partes do corpo de uma centopeia (como indica a imagem no início do texto).

Mas alguns estudantes ultrapassam as 100 bolinhas que representam a centopeia, como aconteceu com Vitória dos Santos Almeida, aluna do 6º ano da Escola Estadual Vitorino Pereira, de Catanduva, recordista de volumes lidos este ano. A lista da estudante de 11 anos tem 239 livros. Ela diz que prefere histórias de suspense, mas lê de tudo. Uma de suas obras favoritas é “O Diário de Sofia”, da série juvenil de Carol Agabiti.

Desde que aprendeu a ler, Vitória não se afastou dos livros. Com o incentivo das professoras, fez da leitura um hábito e o passatempo favorito quando não está na escola. “Quero ser escritora. Escrever muitos livros para crianças”, conta. Além do amplo vocabulário, a leitura também influenciou a capacidade de concentração da pré-adolescente.

“O projeto Centopeia gerou uma efervescência pela leitura. Nos intervalos, após a merenda, parte dos alunos troca livros nas salas de leitura, sempre cheias, que se tornam espaço de alegria. É também um momento de falar sobre os títulos e personagens que mais gostaram”, relata a dirigente regional de ensino, Maria Aparecida Cheruti Frare. “A listas de livros indicados pelo projeto estão nas salas de aula e de leitura, e nos corredores, mas os alunos podem escolher de acordo com suas preferências”, completa.

Os números do projeto

No fim de setembro, foram contabilizados os números parciais do projeto Centopeia. A partir deste levantamento foi elaborada a lista com os 10 alunos que mais leram em 2011. Até 30 de setembro, cerca de 200 alunos tinham lido mais de 25 livros e oito das 22 escolas já haviam batido a meta de 10 volumes por estudante do Ciclo II do Ensino Fundamental. As demais terão até o fim do ano letivo para alcançar a meta. O projeto também é desenvolvido na Sala de Recursos para Deficientes Visuais e no curso de espanhol do Centro de Estudos de Línguas (CEL), com o nome de Proyecto Ciempiés.