• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 18/11/2022
Notícia

Alunos da rede estadual localizam asteroides e recebem certificações da NASA

Quatro asteroides foram identificados e serão nomeados pelos estudantes da Escola Estadual Professora Antônia Lucchesi

Foi participando de competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e outras premiações da área científica, que os alunos da Escola Estadual Professora Antônia Lucchesi, em Sorocaba, localizaram quatro asteroides por meio do projeto “Caça Asteroides” em parceria com a NASA. 

Os estudantes Ana Luiza Marçal de Oliveira, Beatriz de Andrade Leite, Caio de Andrade Nogueira e Luiz Fernando Alves Santos utilizaram o software Astrometrica para localizar os objetos em movimento, no ano passado. E ao fazerem as primeiras identificações, os possíveis asteroides recebem a classificação de provisório.

Para participar dessa missão, como cientistas cidadãos da NASA, os alunos criaram uma equipe denominada “Lucchesi in the Sky”. E sob a orientação da professora Yolanda Andrade, coordenadora geral da área de ciências humanas, deram início às observações espaciais desde 2015.

Após avaliação final da NASA, 4 dos 5 asteroides foram confirmados e poderão ser nomeados pelos alunos, que receberão as certificações no dia 22 de novembro. Neste mesmo dia, também serão distribuídas as medalhas conquistadas com na OBA e MOBFOG.

“Essa conquista foi o resultado de muito esforço. Durante o ano de 2021, mesmo remotamente, seguimos juntos analisando as imagens. Especialmente para os alunos foi uma experiência imensurável, que se sentiram como cientistas da NASA, contribuindo para a descoberta de mais asteroides”, afirmou a professora Yolanda Andrade.

Neste ano, por ser a escola que mais participou das atividades do “Science Days”, a unidade recebeu a visita do engenheiro Gabe Gabrielle, do Kennedy Space Center da NASA. O evento “Science Days” foi realizado pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba, em parceria com a NASA. Na visita à escola, o engenheiro aeroespacial fez uma palestra motivacional – “Ao infinito e além” – contando um pouco da sua experiência e despertando ainda mais a curiosidade dos alunos sobre a temática.