segunda-feira, 10/11/2003

Alunos da rede estadual participam da gincana “Um Presente para São Paulo”

Recuperar praças e monumentos, esta é a tarefa de alunos da rede estadual que, a partir desta segunda-feira, dia 10 de novembro, participarão da Gincana – SP Desafio “Um Presente […]

Recuperar praças e monumentos, esta é a tarefa de alunos da rede estadual que, a partir desta segunda-feira, dia 10 de novembro, participarão da Gincana – SP Desafio “Um Presente para São Paulo”. A gincana, que ocorre em comemoração ao aniversário da cidade, é promovida pela TV Globo e tem como objetivo promover o espírito de cidadania e de responsabilidade com a cidade e seus moradores.

Lançada neste fim de semana no Pátio do Colégio, onde São Paulo nasceu, a gincana também contará com a participação de entidades sociais e alunos de outras redes de ensino. Cada equipe receberá como missão atividades voltadas para a recuperação de praças e monumentos.

Na segunda-feira, por exemplo, a equipe de alunos da rede estadual, formada por cerca de 25 estudantes da região oeste estarão na Praça Valdir Azevedo, em Pinheiros, construindo uma obra de arte para a praça. No dia 12, quarta-feira é a vez da equipe centro que grafitará muros da região da Barra Funda.

O coordenador da equipe oeste, professor Rui Esteves Moreira, está surpreendido com a empolgação dos alunos. “A mobilização dos alunos é intensa e eles estão muito envolvidos com o espírito de cidadania e solidariedade porque além de participarem da gincana, eles arrecadarão alimentos para serem doados  às entidades assistenciais”, explica.

O mesmo entusiasmo foi constatado pelo professor Dagoberto Márcio Paganini, coordenador da equipe centro. “Além de incentivar o espírito de cidadania, os alunos descobrem sua importância junto à comunidade”.

É unanimidade entre os alunos que a competição entre as equipes, cuja vencedora será divulgada no sábado, dia 15 de novembro, não atrapalha o sentido da gincana, como afirma o aluno Leonardo A. da Silva, da EE Parque Anhanguera, e integrante da equipe oeste. Leonardo ressalta que a participação na gincana é uma forma de presentear os moradores de São Paulo. “A cidade tem pessoas de todo o País. E foram elas que a construíram. Nada mais justo do que deixar a cidade bonita para a população”, afirma o estudante.

Ana Lucia Venerando