• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 04/09/2012
Imprensa

Alunos da rede estadual participam das Olimpíadas Escolares Brasileiras

As equipes de handebol masculino, voleibol masculino e voleibol feminino, além de 38 atletas de modalidades individuais da categoria mirim, vão representar as escolas estaduais nos jogos olímpicos A competição […]

As equipes de handebol masculino, voleibol masculino e voleibol feminino, além de 38 atletas de modalidades individuais da categoria mirim, vão representar as escolas estaduais nos jogos olímpicos

A competição acontece de 6 a 15 de setembro em Poços de Caldas

Três equipes vão representar a rede estadual de ensino de São Paulo nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. O evento acontece de 6 a 15 de setembro em Poços de Caldas. Os alunos, com idades entre 12 e 14 anos, competem na categoria mirim em handebol e voleibol masculino e em voleibol feminino. Há também a participação de 38 atletas das modalidades individuais de xadrez, atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica e ginástica rítmica. Os alunos classificados para a competição nacional foram campeões na etapa estadual.

A competição é considerada o maior evento esportivo estudantil do Brasil. Cerca de 2 milhões de estudantes de ensino público e privado participam dos jogos. São mais de 40 mil escolas de 3.900 cidades representadas nas etapas realizadas nas redes municipais, estaduais e particulares até chegar na competição nacional.

A equipe de handebol da Escola Estadual Ana Mesquita Laurini, de Cabreúva, chega pela primeira vez na final nacional do campeonato. Na segunda-feira (10/09), o grupo composto por 12 alunos viaja para a cidade mineira sede dos jogos. “Esse é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na unidade desde o ano de 2000. O município conheceu o handebol por meio da nossa escola. Serão cinco jogos para conquistar o primeiro lugar e temos condições de chegar lá”, conta o professor de educação física da unidade, Davi de Brito.

O time de voleibol da Escola Estadual Professora Elzira Garbino Pagani, da cidade de Pongai, treina cinco vezes por semana, explica a professora de educação física, Célia Batistela. Os 10 alunos que compõe a equipe, também viajarão no dia 10. Essa é a sexta vez que a escola chega numa final nacional das olimpíadas escolares. “Sou professora há 29 anos, e acredito muito no potencial dos meus alunos”, completa a educadora.

Depois de 12 anos, a equipe de voleibol da Escola Estadual Enzo Bruno Carramaschi, de Bilac, consegue chegar novamente à final nacional da competição. “Somos uma cidade de 7.000 habitantes, essas meninas viraram atração na escola. Estamos tentando controlar a ansiedade. Elas estão muito focadas em buscar um bom resultado”, garante o professor de educação física Guilherme Alves Pereira.

“O principal objetivo do campeonato é estimular a prática do esporte como instrumento da educação, despertar o potencial de milhares de alunos participantes e promover a melhoria da qualidade de vida,  a autoestima e a integração entre os estudantes da rede pública estadual de ensino”, afirma Maria Elisa Kobs Zacarias, da equipe técnica de educação física da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e coordenadora da Olimpíada Escolar no Estado.

Sobre as Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares acontecem desde 2005, quando Brasília recebeu as delegações de todo o país, após um longo período sem jogos de âmbito nacional, desde 1992. A competição é um importante celeiro de atletas.

O evento é realizado sempre em duas cidades brasileiras diferentes, cada uma responsável por determinada categoria: 12 a 14 anos ou 15 a 17 anos. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é o órgão responsável pela organização, realização e avaliação da competição.