• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/03/2014
Pais e Alunos

Alunos da rede estadual participam de mais um mutirão da visão neste sábado (29)

Projeto Visão do Futuro já distribuiu 7 mil óculos para estudantes de 6 e 7 anos da capital

Com o objetivo de identificar e melhorar a saúde ocular dos alunos do Ensino Fundamental com idades entre seis e sete anos, o programa Visão do Futuro realiza neste sábado (29) mais um mutirão de consultas oftalmológicas gratuitas.

Na ocasião, serão reavaliados os alunos indicados pelas escolas das 13 Diretorias de Ensino da capital que participaram do programa, tiveram prescrição de óculos no ano passado e hoje estão no 2º ano. No mês de abril, serão avaliados os alunos do 1º ano que, agora, passam pela triagem feita pelos professores nas escolas estaduais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Aos estudantes está garantido o transporte até o serviço de saúde, além de lanche, consulta e acompanhamento ambulatorial, se necessário. Os óculos (armação e lentes), são distribuídos gratuitamente, recebem um código de barras com a identificação do usuário e são entregues aos pais, que assinam um termo de recebimento nas escolas em que os filhos estudam. Em dois anos, foram 7.114 pares.

“O Visão do Futuro evidencia a importância da participação dos educadores na saúde dos olhos dos alunos. Muitas vezes, uma dificuldade de aprendizado na verdade é gerada por uma deficiência visual que a criança possa ter e não sabe”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Confira aqui os locais de consultas

Visão do Futuro

Em 2013, o programa encaminhou para avaliações um a cada cinco alunos do 1º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais da capital – um total de 14.990. No mesmo período foram entregues 3.579 pares de óculos aos alunos detectados com problemas de visão.

O projeto atua na prevenção e recuperação da saúde ocular das crianças. Por isso, a primeira etapa acontece dentro própria sala de aula. Professores da rede estadual são capacitados para realizar testes de acuidade visual nos alunos e encaminhar para exames com especialistas aqueles que demonstram dificuldades. 

A ação é realizada com parceria da Secretaria da Saúde, o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) e entidades de oftalmologia parceiras.