terça-feira, 27/11/2012
Saresp

Alunos da rede estadual participam do 1º dia de avaliações do Saresp 2012

Hoje, 27 de novembro, quase 2,3 milhões de alunos das redes estadual, municipal e particular do Estado de São Paulo participaram das avaliações do Saresp 2012. Desses, mais de 1,5 […]

20120925_headers_template_saresp2012_620

Hoje, 27 de novembro, quase 2,3 milhões de alunos das redes estadual, municipal e particular do Estado de São Paulo participaram das avaliações do Saresp 2012. Desses, mais de 1,5 milhão de alunos estão matriculados da rede estadual de ensino.

Estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio fizeram a prova, que tem como objetivo coletar informações sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino, com o intuito de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Dúvidas sobre o Saresp 2012? Confira aqui informações sobre a prova

Dividida em duas etapas, as provas do Saresp foram separadas por disciplinas. Na data de hoje (27), os alunos dos turnos da manhã, tarde e noite, fizeram exames de língua portuguesa, matemática e redação, de acordo com o ano ou série em que estão matriculados.

Na E.E Caetano de Campos, localizada no centro da capital de São Paulo, as avaliações começaram logo pela manhã, às 7h. O diretor da unidade, Carlos Eduardo Guedes, comentou a importância do Saresp para a rede estadual. “É extremamente relevante para nossa escola e para todo o Estado poder avaliar e ter o retorno de como intervir de maneira positiva pra qualidade”, ressalta o educador.

Aos poucos, os alunos da 3ª série do Ensino Médio na E.E Caetano de Campos, concluíram a primeira etapa da maratona de avaliações e comentaram sobre seus desempenhos no exame. “Sinceramente acho que fui muito bem na prova e gabaritei. Foi tranquilo!”, afirma Fernando Antônio Alves, aluno da 3ª série do Ensino Médio na instituição.

Descubra qual a importância do Saresp e o que os últimos resultados têm mostrado

Raul Oliveira, estudante da 3ª série do Ensino Médio, também fez comentários sobre sua atuação. “Eu achei a prova bem elaborada! Ela foi bem dividida, tendo 24 questões de português e matemática e os assuntos eram basicamente o que eu já sabia”, revela empolgado.

Além de realizarem a prova com tranquilidade e confiança, os alunos da E.E Caetano de Campos estavam conscientes da importância do exame para o ensino público estadual. A aluna da 3ª série do Ensino Médio, Gabriela Oliveira, salienta. “Pra melhorar uma escola ou o ensino público, nada melhor do que a gente se esforçar pra fazer uma prova que vai melhorar a educação. Acho que é uma forma dos alunos incentivarem a melhora da educação pública”. Conclui a estudante que já passou pelo primeiro dia das avaliações e aguarda a data de amanhã (28), para finalizar sua participação no Saresp 2012!

A maratona continua!

Amanhã (28), os estudantes da rede estadual serão avaliados em questões de ciência, ciências da natureza, matemática e redação, também de acordo com o ano ou série em curso. Cada avaliação também terá até 3 horas para ser concluída e o tempo mínimo de permanência em sala de aula será de 2 horas.

Assista ao vídeo e confira como foi o primeiro dia de avaliações da rede estadual de ensino!