segunda-feira, 22/06/2009

Alunos da rede estadual participam do Grande Desafio da Unicamp

Trinta e quatro equipes vão apresentar invenções para ajudar na preservação de ave em extinção O próximo domingo (21/6) será um dia de competição para 179 estudantes da rede estadual […]

O próximo domingo (21/6) será um dia de competição para 179 estudantes da rede estadual de ensino. Os alunos inscritos no Grande Desafio da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) vão apresentar projetos que desenvolveram dentro das escolas para ajudar na preservação do gavião-real, ave em extinção no Brasil. São 34 equipes de 13 municípios que irão competir com alunos de 17 escolas da rede pública municipal e de 49 colégios particulares, de todo o Brasil.

Os jovens tiveram quatro meses para desenvolver os equipamentos e contaram com a orientação dos professores de ciências e coordenadores das escolas. O objetivo da disputa é estimular o gosto pela robótica nos estudantes.

O desafio será realizado às 10 horas, no ginásio da universidade. Os alunos terão apenas seis minutos para demonstrar a performance do equipamento, sendo três minutos para montagem e outros três para operação. As equipes de alunos da rede estadual marcam presença em quatro categorias diferentes, de acordo com a idade e tipo de ensino: Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). O prêmio mais disputado do desafio será o batismo do asteróide XD96 nº 15453, descoberto em 1998.

Escola campeã

Na edição de 2008, a Escola Estadual Adelaide Patrocínio dos Santos, em Praia Grande, foi vencedora da categoria Fundamental I, com um protótipo de colheitadeira de laranjas feito com materiais recicláveis como garrafas PET e madeira. A máquina coletou laranjas em um pomar artificial criado na própria Unicamp.

Preservação do gavião-real

Neste ano, o Desafio Unicamp vai premiar estudantes que conseguirem desenvolver um equipamento capaz de resgatar os ovos do gavião-real.

A ave bota dois ovos por vez, mas assim que um dos filhotes nasce, ele mata o outro para evitar a competição por alimento. O desafio é retirar um destes ovos antes que mais um exemplar da espécie seja extinto. O ovo será levado para cativeiro e alimentado pelos cientistas até que ele consiga se alimentar sozinho.

Confira abaixo a lista de escolas participantes: