segunda-feira, 30/07/2012

Alunos da rede estadual participam do IV “Química em Ação” na UNICAMP

Diretorias de ensino de Campinas Leste e Oeste selecionaram 80 estudantes para prestigiar o evento

Oitenta alunos de 57 escolas estaduais da região de Campinas foram selecionados para participarem da quarta edição do programa “Química em Ação”. Realizada entre os dias 16 a 20 de julho, o projeto foi desenvolvido por meio da parceria entre as diretorias de ensino Campinas Leste e Oeste e o Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP.

Os critérios para a escolha dos estudantes foram feitos por meio do desempenho escolar e de uma produção textual cujo tema foi “A Química Para Uma Vida”.

O cronograma da ação foi repleto de atividades divertidas e interativas, que estimulavam a participação dos alunos. Experimentos químicos, peças teatrais, palestras e visita ao Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP foram programados para ensinar de forma lúdica o conteúdo que é aprendido em sala de aula. Os participantes receberam um kit composto por mochila, apostila, aparelhos de condutividade elétrica, luz, componentes de segurança, estojo e lápis para serem utilizados ao longo dos exercícios.

Além disso, monitores do Instituto de Química auxiliavam os alunos em seu desenvolvimento. Ao término da semana, os estudantes receberam certificado de participação nas atividades. Os aprendizes também foram nomeados “embaixadores da química”, ficando encarregados de disseminarem o conteúdo aprendido para seus colegas de classe.

Ludmila Santana, aluna do E.E. Euzébio de Nunes comentou como as atividades irão influenciar em seu rendimento em sala de aula. “É uma boa experiência para todos e está nos ajudando a desenvolver ideias. Eu passarei toda a experiência que eu estou aprendendo. O que nós aprendemos aqui é o cotidiano, e nas provas basicamente cai isso”, comenta a estudante.

Antonio Admir Schiavo, dirigente regional de ensino da diretoria de ensino Campinas Oeste comentou a importância da ação para os alunos da rede estadual. “Essa é uma iniciativa muito enriquecedora para nossos alunos. Eles ficam durante uma semana na Unicamp, vivenciam essa ciência e isso pode despertar o interesse deles pela profissão”, afirmou.

Química em Ação

Realizado pelas Coordenadorias de Extensão e de Graduação do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o projeto promovido em parceria com as Diretorias de Ensino de Campinas Leste e Oeste tem como objetivo desmistificar a disciplina de química, estimulando-a entre os alunos. Ocorrido no período de férias escolares, em julho, a ação apresenta a disciplina de química como ciência por meio de atividades práticas, visitas a laboratórios de pesquisa e palestras com os professores do Instituto de Química da Unicamp.