• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/04/2005
Últimas Notícias

Alunos da rede estadual participam do Projeto Teatro Jovem

Na sexta-feira, dia 29 de abril, estréia no palco do Teatro Fernando de Azevedo, localizado na sede da Secretaria de Estado da Educação, a peça “Despertando Para Sonhar”, de Tadeu […]

Na sexta-feira, dia 29 de abril, estréia no palco do Teatro Fernando de Azevedo, localizado na sede da Secretaria de Estado da Educação, a peça “Despertando Para Sonhar”, de Tadeu Aguiar.

O espetáculo faz parte do Projeto Teatro Jovem, idealizado há 10 anos e que já levou ao teatro cerca de um milhão e duzentos mil jovens da quinta série do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. O projeto tem patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB e foi desenvolvido para facilitar aos jovens o acesso à cultura e criar o hábito de freqüentar espetáculos teatrais.

 

 

 

 

Até13 de maio, 15 mil adolescentes (10 mil alunos da Secretaria de Educação do Estado e 5 mil da Secretaria de Educação do Município) de 278 escolas assistem às apresentações da peça “Despertando para Sonhar”. As apresentações estão programadas em duas sessões diárias, às 9h30 e às 14h30, de segunda a sexta.

A peça

A peça “Despertando Para Sonhar” traz o cinema para dentro do teatro. A montagem tem uma hora de duração e conta com som digital, alto nível de qualidade técnica de iluminação. Durante a encenação é projetado um filme com imagens feitas em película.

A ação gira em torno de Ícaro, um jovem que, por não ter perspectivas e planos para o seu futuro, discute com seu pai e sai de casa. Em sua fuga, toma o metrô e acaba preso em um vagão, onde está Dédalo, um ser misterioso, que em suas falas cita Shakespeare, Rilke, Einstein, Fernando Pessoa, entre outros. Através de um duelo de palavras, Ícaro vive uma aventura fantástica e descobre a importância de sonhar. O vagão do metrô volta a andar. Dédalo vai embora. Todos poderão chegar a seus destinos.

Adriana Cardillo