quinta-feira, 10/01/2013

Alunos da rede estadual participam do Super Open de Xadrez neste fim de semana

16 estudantes disputarão as finais do campeonato com os melhores enxadristas da região de Registro As finais da 10ª edição do Super Open de Xadrez, que serão realizadas entre amanhã […]

As finais da 10ª edição do Super Open de Xadrez, que serão realizadas entre amanhã (11/01) e domingo (13/01), em Cananeia, terão, entre os 24 finalistas, 16 alunos da rede estadual de ensino. A competição, que pela primeira vez tem uma categoria voltada a docentes, terá ainda a participação de três professores de escolas estaduais.

A ação é uma parceira entre a Diretoria Regional de Ensino de Registro e a Secretaria Municipal de Esportes de Registro, que coordenaram as seis etapas classificatórias desde o início do ano passado. O objetivo é promover a modalidade entre os jovens.

O torneio conta com sete categorias sendo elas: sub 10, sub 12, sub 14, sub 16, sub 18, livre e professores. As partidas serão realizadas às 15h e às 20h amanhã (11/01) e sábado (12/01) e, às 9h e às 15h no domingo (13/01). Cada uma terá duas horas de duração, mas, se necessário, pode chegar a cinco horas de jogo. As finais serão realizadas no Golfinho Plaza Hotel, em Cananeia, onde os estudantes ficarão hospedados. A estadia será custeada pela diretoria de ensino.

“Investi no projeto pela importância do xadrez como ferramenta pedagógica. Esse esporte estimula o raciocínio lógico, a criatividade, a imaginação e a disciplina, o que ajuda no desenvolvimento de projetos pessoais”, afirma Nilton José Hirota da Silva, supervisor de ensino que deu início ao projeto, em 2003.

“O xadrez ajudou a melhorar minha concentração, a me sociabilizar mais, respeitar os competidores e saber ganhar e perder, pois é assim na vida também”, diz Daniele da Costa Pereira, aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual José Pacheco Lomba, que disputará na categoria sub 18.

Também participarão jogadores de Juquiá, Pariquera-Açú, Sete Barras, Ilha Comprida e Iguape.

“Após dez anos de Super Open de Xadrez, Registro se tornou uma das cidades mais importantes da modalidade, revelando talentos que representam o Estado de São Paulo nas Olimpíadas Brasileiras”, conclui Nilton.

Os cinco melhores colocados receberão troféus e medalhas. Em março deve ter início a 11ª edição do projeto.