• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 16/12/2014
Esportes

Alunos da rede estadual paulista são destaque nos Jogos Escolares da Juventude

Jovens atletas competiram em João Pessoa e trouxeram para São Paulo 58 medalhas

Cinquenta e oito medalhas foram conquistadas por jovens atletas da rede estadual que participaram dos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa, no estado da Paraíba.

Os estudantes são membros da Delegação do Estado de São Paulo e competiram nas modalidades de atletismo, natação, judô, handebol, ciclismo, luta olímpica e basquete.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Cerca de 4,7 mil jovens de todo o país, com idade entre 15 e 17 anos, disputaram um lugar no pódio. Os representantes das escolas estaduais paulistas trouxeram para casa 50% das medalhas da delegação de São Paulo.

O ensino de práticas esportivas é obrigatório nas escolas da rede. A base para o planejamento das aulas é o Currículo do Estado de São Paulo que estipula o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano letivo.

“A rede estadual proporciona o ensino do esporte nas escolas e fomenta a participação dos alunos em competições esportivas. Este investimento no material humano permite a revelação de novos talentos”, diz Maria Elisa responsável pelo Centro de Ensino Fundamental dos Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional.

Da quadra para a seleção

Uma medalha de ouro e outra de prata foi o saldo da participação do aluno Michael Vinicius de Oliveira Marcelino da E.E. Edera Irene Pereira. O desempenho colocou o nome do aluno pela terceira vez consecutiva na seleção brasileira de judô. Ele é uma das revelações da rede estadual e já tem o passaporte carimbado para acompanhar a seleção em 2015 no Jogos Mundiais em Berlim. “O judô é o meu sonho e fico muito honrado por representar minha escola e o Brasil com algo que gosto tanto”

Sobre o Currículo

Para apoiar o trabalho realizado nas cinco mil escolas estaduais, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo desenvolveu, em 2008, por meio da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), o Currículo do Estado de São Paulo, base para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.