• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 27/06/2010
Concursos

Alunos da rede estadual podem participar de Concurso Internacional de Desenho até o dia 7 de julho

Podem inscrever seus trabalhos, estudantes dos ciclos I e II do Ensino Fundamental com idade até 15 anos; As obras vencedoras serão expostas em festival de arte no Japão Os […]

Podem inscrever seus trabalhos, estudantes dos ciclos I e II do Ensino Fundamental com idade até 15 anos;

As obras vencedoras serão expostas em festival de arte no Japão

Os alunos dos ciclos I e II do Ensino Fundamental da rede estadual que têm habilidade para desenhar podem demonstrar seu talento no “III Concurso de Desenho Toyama – 2010”. A participação é aberta a estudantes com até 15 anos de idade. Os interessados têm até o dia 7 de julho para produzir seus trabalhos e entregá-los nas escolas em que estão matriculados.

Os desenhos vencedores serão expostos no Festival Infantil e no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, realizado no Japão, no qual o Estado de São Paulo participa desde 2007, realizando concursos de desenho que promovem o intercâmbio cultural entre jovens estudantes de São Paulo e da terra do sol nascente. Além do Estado de São Paulo, participam alunos da Província de Liaoning e cidade de Xangai, na China, da Província de Gangwon, na Coréia do Sul, do Território de Primor Sky, na Rússia e do Estado do Oregon, nos Estados Unidos.

Além do intercâmbio cultural entre estudantes do Brasil e do Japão, a ação tem como objetivo conhecer, valorizar e respeitar a cultura japonesa presente na constituição do povo brasileiro; contextualizar historicamente, por meio de discussões interdisciplinares, o lançamento da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki e suas conseqüências; desenvolver a apreciação artística, estética e simbólica na produção em arte, e entender o significado cultural do Tooronagashi e Tooronagashi da paz, objeto do concurso neste ano, no Brasil.

O tema escolhido, “Tooronagashi da Paz em São Paulo/Brasil”, faz alusão ao evento de tradição japonesa em que são colocadas lanternas flutuantes nas águas dos rios ou do mar para reverenciar as almas dos antepassados e entes queridos. No Japão, tradicionalmente, ocorre no Dia de Finados. Atualmente, porém, nas grandes cidades japonesas, acontece no mês de agosto, relembrando o lançamento da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki.

O tema oferece a possibilidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas focadas na atualidade que buscam a paz mundial, o desenvolvimento de princípios de estética, sensibilidade, criatividade e diversidade de manifestações artísticas e culturais. Para subsidiar as escolas, professores e alunos participantes do concurso, o CRE (Centro de Referência em Educação) Mário Covas, órgão da Secretaria de Estado da Educação, disponibiliza em seu portal ( www.crmariocovas.sp.gov.br) o regulamento, os links, os vídeos e os formulários pertinentes ao concurso. Em caso de dúvidas, as escolas ou os alunos interessados podem escrever para o e-mail cremariocovas@fde.sp.gov.br .

Cada aluno poderá concorrer com apenas um trabalho, que deve ser individual. Os desenhos deverão ser produzidos em sala de aula, sob a orientação do professor da classe e/ou de arte, no ciclo I, e pelo professor de arte e/ou de história, no ciclo II. As obras deverão ser inéditas, sem a representação de estereótipos (cópia ou modelo pronto) e não deverão conter textos. Os professores serão os responsáveis pela autenticidade da produção.

O trabalho deverá ser confeccionado com as seguintes especificações: papel canson, layout ou cartolina; com dimensões 40 cm x 55 cm (retangular); sem margem e sem moldura; e a pintura deverá ser feita com lápis de cor, guache, aquarela, pastel, nanquim, crayon ou cera. No verso da obra deverá ser colada uma etiqueta, com informações digitadas ou em letras de forma legíveis com o nome do projeto (“III Concurso de Desenho – “Toyama – 2010”); nome do aluno; data de nascimento; sexo; título da obra; série e turma do aluno; nome da escola; Diretoria de Ensino; técnica utilizada; município, Estado, país; e data, mês e ano. No encaminhamento às instâncias julgadoras, o trabalho deve ser embalado de maneira que não danifique a obra. O material não pode, por exemplo, ser dobrado ou enrolado.

Os diretores das escolas deverão formar uma comissão composta por três professores, sendo pelo menos um de arte ou de história, que realizará a seleção de dois desenhos, um do ciclo I e um do ciclo II. As escolas devem encaminhar os trabalhos selecionados para as respectivas Diretorias de Ensino até o dia 7 de julho. No caso de unidades que possuam apenas ciclo I ou ciclo II somente um trabalho deverá ser encaminhado.

Depois do recebimento dos trabalhos (até 7 de julho), cada Diretoria de Ensino formará uma comissão julgadora composta por três professores-coordenadores de oficinas pedagógicas, sendo pelo menos um de arte ou de história, para fazer a seleção de dois trabalhos, um de cada ciclo, e encaminhá-los à Comissão Julgadora Estadual. As obras selecionadas pela DE deverão ser enviadas até o dia 16 de julho devidamente embaladas, sem enrolar ou dobrar, para o CRE (Centro de Referência em Educação) Mário Covas, órgão da Secretaria de Estado da Educação responsável pela coordenação do concurso na rede estadual. O material deverá ser identificado como “III Concurso de Desenho – “Toyama – 2010” e encaminhado para Secretaria de Estado da Educação – CRE Mário Covas no endereço av. Rio Branco, 1.260, Campos Elíseos, São Paulo – SP, CEP 01206-001.

A Secretaria de Estado da Educação constituirá uma comissão de especialistas para selecionar 20 trabalhos, sendo 10 do ciclo I e outros 10 do ciclo II, que serão enviados até o dia 26 de julho à Associação Artística e Cultural da Província de Toyama, no Japão.

A avaliação dos desenhos levará em conta os seguintes critérios: criatividade e originalidade; qualidade plástica na aplicação da técnica de pintura e na utilização dos elementos da linguagem visual apresentados na obra; pertinência ao tema proposto; relação do título com a obra produzida e respeito às regras de apresentação do trabalho, formatação e datas.