sexta-feira, 17/05/2013
Evesp

Alunos da rede estadual podem se cadastrar a partir de segunda-feira para o Curso de Inglês Online

As pré-inscrições para as aulas que começam no segundo semestre podem ser feitas de 20 de maio a 17 de junho Serão oferecidas ao todo 30 mil vagas a estudantes […]

Serão oferecidas ao todo 30 mil vagas a estudantes do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe a partir de segunda-feira (20/05) as pré-inscrições para a segunda turma deste ano do Curso de Inglês Online, voltado a alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. Para as aulas que começam em agosto, são oferecidas mais 30 mil vagas, totalizando 60 mil vagas em 2013.

O cadastro pode ser feito até 17 de junho pelo endereço www.educacao.sp.gov.br/evesp/cursos, onde pode ser consultado o regulamento completo. O curso começa dia 1º de agosto e vai até 3 de dezembro.

Os estudantes serão selecionados com base em critérios como histórico escolar e região. A relação de aprovados poderá ser consultada a partir das 18h do dia 18 de junho, no Portal da Educação. Para efetuar a matrícula, os alunos contemplados deverão comparecer à escola de origem entre 20 e 25 de junho, quando receberão um headset, para realização das atividades de “listening” e “speaking”, e um DVD, com o conteúdo offline das aulas. Caso restem vagas, haverá segunda chamada no dia 26 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 1º de julho.

O curso, oferecido gratuitamente por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (Evesp), pode ser acessado em qualquer lugar, a partir de qualquer computador. Além disso, neste ano, ganhou um novo layout. “Ficou mais fácil para o aluno navegar pelo curso e utilizar ferramentas de comunicação com o tutor. Outra novidade é que a tutoria, além de online e via bate-papo com hora marcada, passou a ser itinerante e regionalizada, ou seja, o tutor vai até o aluno, aproveitando os espaços do Acessa Escola, quando necessário”, explica a coordenadora da Evesp, Ana Carolina Nunes Lafemina.

Cerca de 350 tutores passaram por uma formação específica para atuar no programa a fim de sanar as dúvidas dos estudantes e auxiliá-los para que melhorem seu rendimento. São 200 tutores itinerantes que realizam presencialmente o atendimento aos alunos em escolas da rede estadual, conforme a demanda de cada região. Há também 150 tutores online, responsáveis por acompanhar os estudantes no ambiente virtual de aprendizagem.

A carga horária do curso é de 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um. O conteúdo foi elaborado pela equipe de língua estrangeira moderna da Secretaria da Educação, em uma plataforma lúdica, dinâmica e com games. O objetivo é proporcionar aos jovens oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho.

Idiomas

A partir deste ano, os alunos do Ensino Médio passaram a ter à disposição também o curso de espanhol online. Foram oferecidas, em parceria com a Universia Brasil, 25 mil vagas, sendo 12,5 mil neste semestre.

O acesso a outros idiomas também é oferecido aos estudantes da rede estadual por meio dos Centros de Estudos de Línguas (CELs). São 226 centros em todo o Estado, com cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a alunos a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, especificamente para o Ensino Médio. Somente em 2012, mais de 74 mil estudantes foram atendidos nos centros.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio de parceria com o Instituto Confúcio na Unesp, também começou a oferecer, no ano passado, aulas de língua chinesa aos alunos da rede estadual de ensino. O curso é sediado nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Araraquara, Matão, Marília e Franca e ministrado por professores nativos. O objetivo é expandir a oferta do idioma gradativamente.

Cronograma para o segundo semestre do Curso de Inglês Online:

Período de pré-inscrição dos alunos: 20 de maio a 17 de junho

Divulgação da lista de inscrições aprovadas: 18 de junho (após as 18h)

Período de matrícula nas escolas: 20 a 25 de junho

Divulgação da lista de segunda chamada: 26 de junho (após as 18h)

Período de matrícula da segunda chamada: 27 de junho a 1º de julho

Período de aulas: 1º de agosto a 3 de dezembro