• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/12/2013
Imprensa

Alunos da rede estadual que fizeram intercâmbio no exterior chegam nesta sexta-feira (20) e próxima turma embarca em janeiro

Educação proporciona primeira experiência internacional para 356 estudantes

A Secretaria da Educação do Estado recebe a partir desta sexta-feira, às 19h, os alunos que regressam da Europa e Argentina após uma temporada de vinte dias de estudos. No próximo dia 2 de janeiro, uma nova turma de 128 estudantes da rede estadual embarca para a Argentina, totalizando 356 estudantes que conquistaram a primeira experiência no exterior, promovida pela pasta.

Nesta sexta, 80 alunos voltam da França e Inglaterra e 42 da Argentina. Outro grupo, de 106 jovens vindos de Córdoba e Londres, chega no sábado. Para receber os viajantes, uma equipe da Secretaria vai até o aeroporto de Guarulhos acompanhada por alguns familiares que estão ansiosos pelo retorno. A maioria dos meninos e meninas viajou de avião pela primeira vez.

A ação faz parte da comemoração dos 25 anos dos Centros de Estudos de Línguas (CELs), que oferecem aos jovens aulas gratuitas de francês, inglês, espanhol e outros idiomas como italiano, mandarim e japonês.

Os alunos foram selecionados por meio de um processo seletivo que avaliou o conhecimento adquirido nos CELs. Foram exigidos critérios como frequência mínima de 75% nas aulas de idioma e ter alcançado média igual ou superior a 7,0 (sete) em Língua Inglesa nos quatro bimestres do curso de Ensino Médio no ano letivo anterior ao de realização da prova.

A Secretaria ofereceu todo o suporte necessário aos alunos, desde o trâmite para a emissão de documentação, até transporte, alimentação e estadia. Além das aulas, os intercambistas do Ensino Médio fizeram passeios culturais, tudo sem custo.

“Oferecer cursos de idioma para os nossos alunos é mais uma ação focada na formação integral dos nossos jovens. A experiência do intercâmbio estimula ainda mais o aprendizado. Além dos CELs, a Secretaria oferece cursos gratuitos de inglês online para estudantes e também aos nossos 300 mil servidores por meio da nossa Escola Virtual de Programas Educacionais, a EVESP”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
Serviço: Localize aqui o CEL mais próximo na sua região