segunda-feira, 02/05/2016
Boas Práticas

Alunos da rede estadual recebem auxílio para publicação de primeiro livro

Inscrições devem ser feitas pelas equipes gestoras de unidades de Ensino

O Projeto Primeiro Livro, criado pelo professor de língua portuguesa Luís Junqueira, chega à rede estadual com saldo positivo: 300 jovens foram beneficiados pela iniciativa, em Alagoas e em São Paulo, em 2015. A proposta é oferecer a esses talentos a oportunidade de publicar uma obra. Alunos receberão toda a orientação necessária para a criação e finalização do livro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ao longo dos próximos meses, as escolas interessadas receberão apoio de educadores da ONG Primeiro Livro, parceira na ação, para orientação dos alunos. A escolha do tema é livre e fica a critério do autor. Ao final, cada escritor recebe 25 exemplares da publicação.

As inscrições para o Projeto devem ser feitas por meio das equipes gestoras de unidades de Ensino Fundamental e Médio no e-mail contato@primeirolivro.net ou luis@letrus.com.br. Essas escolas passarão por um processo de seleção, que também vai angariar fundos para que o projeto aconteça.

O Projeto

Desde seu início, o projeto obteve o apoio de 493 pessoas e já levantou R$ 56 mil para atender as escolas. Em 2015, participaram alunos das duas unidades da Fundação CASA e uma escola municipal de São Paulo, além de cinco escolas municipais do Estado de Alagoas.

A iniciativa também conta com escritores parceiros como Milton Hatoum, Ziraldo, Marcelino Freire, Chico Buarque, entre outros.

Aluna vai publicar segunda obra

Grazielly Ribeiro, 16, aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Walter Barretto Melchert, de Bauru, mostra que é possível chegar longe com a imaginação. A aluna foi convidada para a XVII Bienal do Livro do Rio de Janeiro e está prestes a encerrar o seu segundo livro, pela Editora Nacional. “Herdeiros” dá continuidade à saga de Lya, uma menina imortal que quer reverter tal condição. Em cinco meses após publicar o primeiro capítulo, a autora já alcançou a marca de 10 mil leituras na internet.