terça-feira, 05/10/2010

Alunos da rede estadual são selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro

Dos 11 estudantes paulistas selecionados para o Parlamento, nove são de escolas da rede estadual; Em novembro, eles irão à Brasília apresentar seus projetos de lei em sessão especial na […]

Em novembro, eles irão à Brasília apresentar seus projetos de lei em sessão especial na Câmara dos Deputados

Nove alunos da rede estadual de São Paulo foram selecionados para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2010. Eles estão entre os 77 estudantes de todo o Brasil que em novembro viajarão a Brasília para apresentar e votar projetos de lei de sua autoria. Criado pela Câmara dos Deputados, o programa é voltado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o País, que discutem e desenvolvem projetos de lei como proposta para solução de problemas sociais. Os autores dos melhores projetos são contemplados com uma viagem a Brasília e a oportunidade de participar de uma sessão especial na Câmara dos Deputados, conduzida pelos próprios estudantes, na qual passarão pela experiência de desempenhar as funções de um parlamentar.

No total, o Parlamento Jovem Brasileiro 2010 contará com 11 estudantes paulistas, nove deles alunos de escolas da rede estadual, sendo um da capital, um do litoral e seis do interior. Este ano, o tema proposto pelo programa foi “Jovem e o Mercado de Trabalho”. Dentro do tema, os estudantes desenvolveram projetos de lei voltados às comissões de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Economia, Emprego e Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública. Os projetos aprovados no Parlamento Jovem serão encaminhados para a Comissão de Legislação Participativa da Câmara e poderão ser apreciados no plenário da Casa. A viagem dos selecionados a Brasília acontecerá entre os dias 22 e 26 de novembro.

Alunos da rede estadual selecionados

1. Alan da Silva Almeida Chinelato – Escola Estadual Professora Luiza Maria Bernardes Nory/ município de Penápolis

2. Alessandra Sayuri Tuzita – Escola Estadual Visconde Itaúna/ Ipiranga, capital

3. Beatriz de Azevedo – Escola Estadual Pedro Teixeira de Queiroz/ município de Novo Horizonte