sexta-feira, 30/05/2014
Pais e Alunos

Alunos da rede estadual se divertem com danças típicas no Dia do Desafio

Meta do evento internacional é incentivar a prática esportiva em todas as idades

Diversão e muita atividade física não faltaram na E.E. Professor Paulo Rossi, localizada na zona oeste de São Paulo. A unidade escolar desenvolveu uma programação especial com danças típicas, valorizando características regionais e antecipando as festividades juninas, em comemoração ao Dia do Desafio, realizado nesta quarta-feira (28).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“No Dia do Desafio, em vários lugares do mundo, existem pessoas fazendo exercícios físicos, por pelo menos 15 minutos. E nós, estamos aqui dançando e conscientizando os alunos sobre a importância de praticar atividades físicas”, afirma o professor de educação física da unidade, José Aldenir Alves.

O Dia do Desafio, criado no Canadá, promove uma competição amistosa entre as cidades participantes e mobiliza o maior número de pessoas para prática de um esporte ou atividade física. Nesse ano, 3.050 cidades de 22 países participaram.

Em 2014, São Paulo disputou com Curitiba. No ano passado, no confronto com Bogotá, 30,25% dos habitantes da capital paulista praticaram algum exercício contra 10,03% dos colombianos. O evento conta com o apoio da Secretaria da Educação.

“O Dia do Desafio enfatiza a importância da prática de exercícios físicos para a saúde e nossos alunos não poderiam ficar de fora dessa iniciativa”, afirma Maria Elisa Kobs Zacarias, da Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

Além da capital, municípios do interior e do litoral também participaram do projeto. Nas escolas da rede estadual, aconteceram atividades coletivas de, no mínimo, 15 minutos antes do início das aulas do período da manhã e da tarde ou no intervalo. Os alunos também contaram com orientações sobre a importância da prática de exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida.