• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/10/2008
Últimas Notícias

Alunos da rede estadual serão Jovens Embaixadores nos EUA

Três estudantes, de Santa Isabel, Franca e Oswaldo Cruz, venceram prêmio da embaixada americana Três estudantes de escolas estaduais paulistas acabam de passar em uma seleção com 3.000 concorrentes de […]

Três estudantes, de Santa Isabel, Franca e Oswaldo Cruz, venceram prêmio da embaixada americana

Três estudantes de escolas estaduais paulistas acabam de passar em uma seleção com 3.000 concorrentes de todo o Brasil e se tornaram Jovens Embaixadores, em projeto realizado pela Embaixada dos Estados Unidos. Como prêmio, entre 9 a 24 de janeiro irão a Washington para representar São Paulo e passar todo o tempo aprimorando a educação.

O projeto Jovens Embaixadores escolhe anualmente 35 adolescentes brasileiros para levar aos Estados Unidos. São Paulo é o Estado com o maior número de representantes.São ao todo quatro alunos paulistas, três de escolas estaduais e um de escola técnica (Etec) (veja relação abaixo) . Todos os Estados participam da iniciativa.

Os critérios de escolha foram: ter entre 15 e 18 anos, dominar a língua inglesa, ser da rede pública de ensino, ser bom aluno, ter perfil de liderança e boa relação em casa e desenvolver atividade de responsabilidade social. Os alunos enfrentam uma bateria de testes, avaliações e entrevistas.

Na primeira semana da viagem, com começo em 9 de janeiro, os três alunos estaduais ficarão em Washington. Depois os adolescentes serão divididos em grupos. Cada grupo vai para um Estado norte-americano, onde serão recebidos por famílias que hospedam voluntariamente estudantes estrangeiros. Lá os alunos brasileiros vão conviver com a comunidade americana, assistir aulas em escolas públicas e apresentar trabalhos sobre o Brasil.

Ellen Deuter Barbosa, 16 anos, aluna da Escola Estadual Laurentina Lorena Correa da Silva, da cidade de Santa Isabel, é a mais nova integrante e a única mulher da equipe paulista. Os outros dois estudantes são de Franca e Oswaldo Cruz.

“O projeto Jovens Embaixadores é uma ótima oportunidade de incentivar os alunos a aprender uma língua estrangeira e conhecer novas culturas. Nossos alunos são exemplos que devem ser multiplicados pelo país”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Nome do Aluno

Escola

Cidade

Ellen Deuter Barbosa

E.E Laurentina L. Correa da Silva

Santa Isabel

Lucas dos Santos Freitas

E.E. Laura de Melo

Franca

João Paulo Ferrari

E.E Maria Aparecida Lopes

Osvaldo Cruz

Raphael G. Coelho

Etec São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo