terça-feira, 11/06/2013
Releases

Alunos da rede estadual têm até sexta-feira para enviar “projeto de lei” ao Parlamento Jovem Brasileiro

Estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual paulista concorrem com escolas públicas e particulares de todo o país com propostas para mudar a sociedade  Termina […]

Termina nesta sexta-feira, dia 14, o prazo para os alunos interessados em enviar um “projeto de lei” ao Parlamento Jovem Brasileiro. Os candidatos precisam ter entre 16 e 22 anos, estarem matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares.

Para participar, é preciso preencher uma ficha de inscrição e participar de um minicurso sobre como fazer um projeto de lei. As informações estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br). Depois disso, os alunos da rede estadual devem procurar a diretoria de ensino da sua região e entregar ficha de inscrição e projeto de lei para o professor-coordenador. O tema é livre.

Os alunos podem escrever sobre qualquer área das Comissões Temáticas, desde que a proposta tenha relevância e possa impactar positivamente na sociedade. Serão selecionados 44 projetos em uma primeira fase.

Após a primeira seleção, 11 serão escolhidos pela Câmara dos Deputados. Os autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os trâmites necessários até se tornar lei.

“O programa proporciona aos participantes a oportunidade de discutir  democraticamente  propostas que podem tornar o Brasil um país ainda melhor” afirma Sérgio Luiz Damiati, coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro na Secretaria da Educação do Estado.

O Parlamento Jovem Brasileiro está em sua 10ª edição e neste ano será realizado entre 23 e 27 de setembro. Serão reunidos 78 estudantes de todos os Estados. Os alunos contemplados só podem participar uma única vez do programa.