• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/04/2015
Sociedade

Alunos da rede estadual terão aulas extras de reforço de Português e Matemática

Programa tem início no dia 23 de abril. Professores participantes receberão formação específíca

Mais de 200 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio passarão a contar, a partir do dia 23 de abril, com aulas de reforços de Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes selecionados foram indicados pela própria escola. Nessas aulas, eles terão a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem e para a realização de atividades extraclasses.

O programa com duração de 10 semanas, integra as modalidades de recuperação já em curso na rede. “O reforço amplia as estratégias de aprendizado dos nossos educadores, consolidando um trabalho conjunto entre a Secretaria e as escolas estaduais”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald. “Ao final das aulas de reforço será feita uma avaliação sobre o rendimento dos participantes, com o objetivo de que todos avancem em seus estudos”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Já os professores interessados em ministrar as aulas, vão receber formação para utilizarem uma plataforma online desenvolvida espacialmente para o projeto. Chamado de “Aventuras do Currículo+“, o material complementar narra uma invasão alienígena a Terra. Com a missão de ajudar o planeta, os estudantes precisam resolver questões de raciocínio matemático e leitura, de acordo com a faixa de ensino. Toda história utiliza uma metodologia com estrutura de game.

Os educadores serão orientados sobre as estratégias de aprendizagem e a utilizar a ferramenta para que as aulas sejam mais dinâmicas e interativas. Os docentes participantes poderão suplementar a jornada e ganhar até R$ 1.690, de acordo com o número de aulas atribuídas. A recomendação é que as aulas aconteçam, ao menos, duas vezes por semana. As unidades decidem o melhor horário: uma hora antes ou após a grade regular. 

Ao longo do ano letivo, as escolas da rede estadual vão continuar a oferecer duas outras modalidades de recuperação: contínua e intensiva. Nessas duas estratégias de recuperar o conteúdo, a Educação orienta a utilização do Currículo+, plataforma de compartilhamento que já reúne 3 mil objetos digitais úteis para o estudo em sala de aula ou em casa.