terça-feira, 11/10/2011

Alunos da rede estadual terão merenda especial em comemoração ao dia da Criança

Escolas vão oferecer milk-shake, banana split, cachorro-quente, hambúrguer e lasanha, entre outros quitutes Em comemoração ao Dia da Criança, a Secretaria de Estado da Educação vai oferecer um cardápio especial […]

Em comemoração ao Dia da Criança, a Secretaria de Estado da Educação vai oferecer um cardápio especial aos cerca de 1,9 milhão alunos das 2.006 escolas estaduais dos 27 municípios cujo serviço de merenda é centralizado. As unidades vão oferecer pratos que costumam fazer sucesso entre a garotada, como bolos, sorvetes, milk-shake, banana split, salada de frutas, gelatina colorida, sanduíches de frios, tortas, enroladinho de salsicha, cachorro-quente, hambúrguer e lasanha, entre outros quitutes.

Para isso, a Secretaria da Educação, por meio do Departamento de Suprimento Escolar (DSE), encaminhou neste mês verba extra às escolas para o Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar (Peme) para emprego exclusivo na aquisição de alimentos diferenciados que permitam compor um cardápio especial em comemoração ao Dia da Criança.

As escolas e Diretorias Regionais de Ensino foram orientadas ainda a utilizarem também os itens habituais do menu, tais como biscoitos, pudins, cremes, geleia, sardinha e produtos congelados na confecção de receitas propiciando maior variedade ao lanche especial.“Nesta semana teremos torta salgada, banana split e cachorro-quente com purê e batata palha”, comenta a professora Ângela Maria Martins, coordenadora do Ciclo I do Ensino Fundamental na Escola Estadual Profº José Maria Reys, localizada na Vila Maria, zona norte da capital. Segundo ela, é uma forma de diversificar o cardápio e fazer a alegria das crianças, servindo guloseimas nutritivas. “Eu amo. Nossa merenda é muito gostosa”, comenta Emilly Novaes dos Santos, 9 anos, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, cujo prato preferido é macarrão com almôndegas.

Desde 2009, o cardápio servido diariamente aos alunos das escolas estaduais, nas quais a merenda é centralizada, oferece pratos elaborados com alimentos sem gordura trans e baixa concentração de sal. Há um minucioso cuidado no preparo das refeições, da escolha dos fornecedores às condições de higiene e elaboração das receitas. A qualidade é atestada periodicamente por meio de laudos de institutos renomados como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Sobre o Programa de Alimentação Escolar

A alimentação da rede pública estadual é fornecida de forma centralizada e descentralizada. Das cerca de 5.300 escolas da rede estadual, 2.006 têm a merenda escolar gerenciada pela própria Pasta de maneira direta. Nas demais unidades escolares, a alimentação é fornecida pelas administrações municipais, com repasse de verbas do Governo do Estado e Ministério da Educação.

O Programa de Alimentação Escolar é uma iniciativa de caráter nacional, municipalizado durante o governo Fernando Henrique Cardoso. O Governo Federal repassa aos municípios brasileiros a quantia de R$ 0,30 por aluno/dia.Conforme resolução publicada no “Diário Oficial” do Estado em 5 de agosto, com validade retroativa a junho, o Estado de São Paulo aumentou o valor da verba repassada aos municípios em que a merenda é descentralizada. As prefeituras passaram a receber R$ 0,25 do Governo do Estado, R$ 0,03 a mais do que o repasse anterior. No total, somando as verbas federal e estadual, as cidades paulistas recebem R$ 0,55 por aluno/dia.