domingo, 25/09/2011

Alunos da rede estadual viajam a Brasília neste domingo para participar do Parlamento Jovem

Dos 11 estudantes paulistas selecionados para o Parlamento, dez são de escolas estaduais Os eleitos visitarão a capital federal, entre os dias 26 e 30 deste mês, onde terão a […]

Os eleitos visitarão a capital federal, entre os dias 26 e 30 deste mês, onde terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano de um parlamentar na Câmara dos Deputados

O programa é voltado a estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o País

Dez alunos da rede estadual de São Paulo, sendo dois da capital, um do litoral e sete do interior, viajam neste domingo (25/09) para Brasília, onde terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano de um parlamentar durante uma semana. Eles estão entre os 77 estudantes de todo o país que foram selecionados para participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2011. Criado pela Câmara dos Deputados, o programa é voltado a jovens, com idade entre 16 e 22 anos, do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Para participar, os alunos desenvolveram um projeto de lei com tema livre, abordando as áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte ou turismo. Foram selecionados os autores dos melhores projetos de lei, que serão apresentados e votados em uma sessão especial na Câmara dos Deputados, conduzida pelos próprios estudantes.

Entre os eleitos está Ernando Emílio Santos, 16 anos, que cursa o 3° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Pastor Paulo Leivas Macalão, localizada na capital. O projeto que desenvolveu estabelece o Programa Nacional de Incentivo à Prática Respeitosa de Convivência Escolar, cujo objetivo é transmitir uma mensagem de respeito por meio de atividades intensivas como palestras e ações pontuais.

“Quero colocar nas escolas, que é onde acontece a formação dos indivíduos, pessoas preparadas, especializadas e que conviveram com violência verbal e física para orientar os estudantes e passar a eles a importância do respeito mútuo”, explica o aluno, que quer transformar crianças e jovens em agentes multiplicadores para levar as orientações para além da escola.

Outro selecionado é Marcos Estevão Marques Saraiva, 17 anos, que cursa o 3° ano na Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins, também na capital paulista. O projeto do aluno dispõe sobre a obrigatoriedade da existência dos Conselhos Municipais de Juventude e sua composição. Ele defende que o órgão seja obrigatório em todas as cidades brasileiras e que tenham um padrão e uma organização comum.

“Esse conselho promove um diálogo mais direto do poder público com o jovem e auxilia o executivo na elaboração de políticas públicas para a juventude. Minha intenção é regulamentar e otimizar os trabalhos do conselho”, afirma Marcos Saraiva, que pretende ser advogado e tem grandes expectativas sobre a semana.

Relação dos projetos selecionados

Alunos Cidade Escola Estadual Projetos
Adrielli Tolentino Passi Bastos Profª Tsuya Ohno Kimura Dispõe sobre a criação do projeto Melhor Idade
Anderson Barbosa Teixeira Praia Grande Dr. Reynaldo Kuntz Busch Redimensiona e amplia os cursos da educação profissional técnica de nível médio e da educação profissional de jovens e adultos