• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/08/2004
Últimas Notícias

Alunos da rede estadual visitam exposição de artes na Pinakotheke no Morumbi

Consagrados com um dos 2.000 convites que a Pinakotheke de São Paulo distribuiu pelas escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo, os alunos da EE José Baptista Rios […]

Consagrados com um dos 2.000 convites que a Pinakotheke de São Paulo distribuiu pelas escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo, os alunos da EE José Baptista Rios Castellões tiveram seus primeiros contatos com renomeadas obras de arte.

No total, 14 alunos da 1º à 4º série do Ensino Fundamental I visitaram a exposição, acompanhados da professora Eliana Mauger e da Assistente Técnica Pedagógica Lissa, da Diretoria de Ensino Sul 1, na última segunda feira, dia 9. A visita foi acompanhada por uma equipe da TV Globo que fez uma reportagem, exibida no Jornal Nacional do mesmo dia.

A professora recebeu dois cadernos e quatro apostilas de arte educação da Pinakothekhe para se capacitar e monitorar os alunos durante a visita. As apostilas podem ser usadas para a instrução dos alunos no decorrer do ano letivo.

A exposição tem 30 mega-obras com monitores de cristais líquidos ao lado, que informam sobre o histórico das artes, a opinião crítica de especialistas e mostram a imagem dos artistas. O objetivo é promover uma interação entre as crianças e as obras. No final das apresentações, com papel e giz de cera na mão, os alunos tiveram a oportunidade criar sua própria arte abstrata.

Recepcionadas e monitoradas pelo diretor e organizador do projeto Max Perlingeiro, as crianças, a princípio um pouco tímidas, se deslumbraram e demonstraram muito interesse pela arte. Entretidas e encantadas, corriam para observar todas as obras, sem poupar perguntas e fazer associações com as formas comuns do dia-a-dia.

“Abstração como Linguagem” é a quarta edição das exposições realizadas pela Pinakotheke de São Paulo. Traz nomes como Yolanda Mohalyi, Tomie Ohtake, Iberê Camargo, Antônio Bandeira, Manabu Mabe, Flávio Shiró, Kazuo Wakabayashi, Bruno Giorgi e Frans Krajcberg.

Com pinturas e desenhos, a primeira exposição comemorou o centenário de nascimento do artista “Candido Portinari”, sendo realizada de novembro de 2002 a março de 2003. A segunda, de junho a agosto de 2003, teve como tema Escultores-Esculturas. Um panorama da escultura no Brasil. Já a terceira exposição, de novembro de 2003 a fevereiro de 2004, focou as obras do marinheiro, pintor e poeta José Pancetti.

Agora, a exposição “Arte Brasileira para Crianças” apresenta uma série de pequenos livros voltados para o público infantil e infanto-juvenil, da pedagoga Nereide Schilaro Santa Rosa. O tema “Arte Brasileira para Crianças” foi idealizado em 1998, com o objetivo de realizar projetos educacionais para ampliar o conhecimento através de exposições.

A Pinakotheke Cultural é uma empresa nacional especializada no planejamento e na produção de expopsições e livros exclusivamente voltados para a história da arte no Brasil. Sua sede está no Rio de Janeiro, mas têm filiais em São Paulo e Ceará.

Já conquistou oito dos mais importantes prêmios para projetos culturais – livros e exposições de arte – do Instituto Nacional do Livro, da Câmara Brasileira do Livro, Associação Brasileira de Críticos de Arte, Associação Paulista de Críticos de Arte e Comitê Brasileiro do Internacional Council of Museums.

Em todas as exposições foram editados cadernos de arte educação de autoria de Nereide Schilaro Santa Rosa, para capacitar os professores e incentivar um melhor aprendizado através das visitas a exposição. Estes cadernos são voltados para a educação infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Eensino Médio.

A Pinakotheke está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 20 horas, e aos sábados, das 10 às 18 horas. A exposição começa dia 6 de agosto e vai até 5 de outubro. O agendamento pode ser feito através dos telefones 3758-5202 e 3758-0546.

Osvaldo Neto