sexta-feira, 27/07/2012

Alunos da rede estadual voltam às aulas na próxima quarta-feira

Veja nossas dicas para alunos e professores voltarem ao ritmo, após um mês de férias Comprometimento e organização são algumas recomendações que a Secretaria da Educação do Estado de São […]

Comprometimento e organização são algumas recomendações que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo dá aos 4,3 milhões de alunos da rede estadual que retornam às aulas na próxima quarta-feira, 1º de agosto.

“Voltar às aulas pode ser tão prazeroso e criativo quanto os momentos de descanso, o estudante precisa apenas se comprometer e saber aproveitar as atividades pedagógicas”, afirma Cristina Mabelini da Silva, diretora do Centro de Planejamento e Gestão do Quadro de Magistério da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB). “Retornar à escola significa retomar a caminhada iniciada no primeiro semestre, na busca do conhecimento sistematizado, formal e intencional”, acrescenta Cristina.

Nestes quatro dias que faltam para retomar à rotina escolar, o ideal é dormir mais cedo, organizar um cronograma de estudos e revisar o conteúdo aprendido no semestre anterior, retomando assim, antigos hábitos.

Segundo a educadora, a parceria entre escola e família é importante para promover uma convivência harmoniosa e produtiva nesse regresso. “O espaço escolar é um lugar apropriado para a discussão e reflexão de uma proposta pedagógica, por isso, as ações devem atender aos interesses de toda a comunidade escolar e assim garantir um ensino de qualidade a todos.”

Os professores também devem se reorganizar. Segundo Eliana Pereira, coordenadora do Centro de Qualidade de Vida da Secretaria da Educação, aconselha os docentes a reorganizar a agenda, fazer uma alimentação balanceada e dormir bem para recomeçar as atividades escolares, com isso, o trabalho do segundo semestre, pode ser ainda mais proveitoso. “As férias são importantes. Nesse período, o educador se renova e volta com disposição para cumprir a tarefa da construção do ser humano íntegro de amanhã”, afirma.