• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 17/12/2013
Boas Práticas

Alunos da rede melhoram rendimento escolar com surfe

Relembre a história do Projeto Ondas, que já atendeu mais de 500 estudantes

“Nosso objetivo não é formar bons surfistas, mas bons cidadãos. Pessoas que entendam que a vida é um oceano, com vários tipos de ondas”. A fala de Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro de surf, revela que o principal objetivo do Projeto Ondas, criado por ele há cerca de 5 anos, é integrar os adolescentes à sociedade.

Três vezes por semana, cerca de 20 alunos vão à praia da Enseada, localizada no Guarujá, com suas devidas pranchas, para praticar surfe. Nesse grupo, está a estudante da E.E. Paulo Clemente Santini, Thaina Aparecida Vieira, que fica emocionada ao lembrar a importância do projeto em sua vida. “Essa foi uma oportunidade única. Aprendi a acreditar em mim e descobri que posso realizar meus sonhos”, conta emocionada.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além de praticar surf, a iniciativa, que já beneficiou mais de 500 estudantes, aborda assuntos como meio ambiente, música, cultura, educação e qualificação profissional. “Usamos o esporte como ferramenta de educação e inclusão social. Oferecemos palestras e reforçamos a importância da participação dos pais”, diz.

Para Wilma Aparecida, mãe de quatro alunos que fazem parte do projeto e estudam na rede estadual, o Projeto Ondas foi o respaldo que precisava para ajudar na criação dos filhos. “Desde o momento em que começaram a participar, eles se empenharam mais na escola e passaram a ter uma mentalidade completamente diferente”, revela Wilma.