• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/12/2013
Ensino Integral

Projetos da I Feira de Ciências estarão na Mostra Paulista de Ciências e Engenharia

Evento, criado para estimular a pesquisa científica, começa nesta quarta-feira (4) e segue até dia 6

Alunos da rede estadual de ensino apresentarão seus projetos científicos na Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP), que começa nesta quarta-feira (4) e segue até a sexta-feira (6), no Catavento Cultural e Educacional.

São 18 grupos de alunos que irão apresentar seus projetos na MOP. Todos participaram da I Feira de Ciências, que ocorreu em novembro, em Águas de Lindoia, e reuniu 47 escolas do novo modelo de tempo integral. Foram apresentados 151 trabalhos no encontro e 25 destes foram eleitos para representar a rede estadual paulista em eventos científicos no Brasil e exterior.

“A MOP é uma oportunidade para o aluno defender suas ideias, que foram elaboradas nas disciplinas eletivas e se transformaram em projetos, para apresentarem a outros alunos, advindos de outras comunidades, diferentes da sua realidade”, opina Dayse Pereira da Silva, da equipe do novo modelo de Escola de Tempo Integral. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A Feira é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), e objetiva estimular o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de jovens estudantes. Saiba mais aqui.

Exemplos

Dentre os participantes da MOP, estão os alunos Luiz Carlos Maia Neto, Nathanael Luiz Nunes Costa e Odair Guilherme, da E.E Dr. Francisco Tozzi, em Águas de Lindóia, que desenvolveram o trabalho “Função Matemática Determinada Pelo Frear de um Disco de Metal com o uso de um Eletroímã”.

Para o desenvolvimento do projeto, os alunos e o professor orientador Adenilson Garcia da Cruz colocaram um eletroímã na roda e, quando o motorista pisa no pedal de freio, o eletroímã aciona a frenagem do veículo que fica totalmente parado em até quatro segundos. “O tempo que o carro leva para frear pode variar de acordo com o tamanho e peso do veículo”, explica o professor orientador.

#album[2496]down#