• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 30/05/2016
Agenda do secretário

Alunos da rede participam de treinamento de ressuscitação cardiopulmonar

O secretário José Renato Nalini acompanhou de perto as atividades

No último sábado (28), alunos de escolas estaduais do 8º ano puderam participar de uma experiência incrível e que poderá fazer a diferença não só em suas vidas, como também na vida de amigos e familiares. Durante um congresso promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, os jovens participaram de um treinamento coletivo sobre ressuscitação cardiopulmonar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A iniciativa tem como objetivo ensinar os participantes a reconhecer os sintomas e, principalmente, detectar a proximidade de uma parada cardíaca em um indivíduo e, a partir disso, iniciar as compressões torácicas de forma correta. O treinamento é feito com manequins feitos com materiais recicláveis.

De acordo com os dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, aproximadamente 720 pessoas morrem por dia vítimas de ataques do coração. É uma morte a cada um minuto e meio, sendo a maioria por infarto agudo do miocárdio. Com noções básicas de primeiros socorros, os estudantes podem aumentar em até quatro vezes as chances de sobrevivência de uma pessoa nessas condições.

O secretário da Educação, José Renato Nalini, esteve no evento para prestigiar os estudantes e o projeto, que acontece desde 2001.