• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/11/2010
Últimas Notícias

Alunos da rede participam neste sábado da final da Olimpíada Brasileira de Física

Cinco alunos da rede estadual paulista, sendo dois de escolas da capital e três do interior, foram classificados para a última fase da Olimpíada, promovida pela Sociedade Brasileira de Física; […]

Cinco alunos da rede estadual paulista, sendo dois de escolas da capital e três do interior, foram classificados para a última fase da Olimpíada, promovida pela Sociedade Brasileira de Física;

Só no Estado de São Paulo, a competição contou com 20 mil inscritos, dentre estudantes de escolas públicas e privadas

Cinco alunos da rede estadual paulista, sendo dois de escolas da capital e três do interior, foram classificados para a última fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), que acontecerá neste sábado (30/10) em cinco locais diferentes no Estado de São Paulo (confira a lista abaixo). Promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a competição é destinada a estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de todo o País, com objetivo de estimular o interesse pela Física e incentivar a carreira científico-tecnológica.

Só no estado de São Paulo, a OBF contou com 20 mil estudantes inscritos, dos quais apenas 440 conseguiram chegar até a terceira e última etapa. Em cada etapa, os participantes foram avaliados por uma prova teórica e selecionados conforme a nota mínima definida pela comissão da OBF. Na final, eles serão avaliados em duas provas, sendo uma experimental e a outra teórica. O resultado será divulgado até 17 de dezembro no site da OBF ( www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas ).

Os 40 estudantes do 1º ano do Ensino Médio com melhor desempenho na final (e que atendam ao limite de idade exigido pelo Comitê da International Physics Olympiad e da Olimpíada Iberoamericana de Física) serão convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física de 2012. O mesmo acontecerá com os 20 melhor colocados dentre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Relação dos finalistas da rede estadual paulista

Isabella Ferreira Diroli/ 9º ano EF/ EE Profº Isaac Schraiber/ São Paulo

Guilherme Antunes de Freitas/ 9º ano EF/ EE Profª Justina de Oliveira Gonçalves/ Ourinhos

Vinicius Sant Anna de Brito/ 1º ano EM/ EE Chibata Miyakoshi/ São Paulo

Murilo Henrique Raimundo Mingueti/ 1º ano EM/ EE Profº Pedro Elias/ Uchoa

William Cardoso Simas/ 3º ano EM/ EE Profª Tereza Valverde Cardoso Tirapele/ Gastão Vidigal

Horários e locais das provas da etapa final

Prova experimental (1º, 2º e 9º anos) das 9h às 11h30h

Prova teórica (1º, 2º, 3º e 9º anos) das 13h às 17h

•São Paulo – Instituto de Física da USP – Rua do Matão Travessa R, 187 Cidade Universitária – São Paulo.

•São Carlos – Instituto de Física de São Carlos – USP – Av. Trabalhador Saocarlense 400 – São Carlos – SP/ Laboratórios de Ensino de Física do IFSC.

•Presidente Prudente – Faculdade de Ciencias e Tecnologia de Presidente Prudente UNESP- Rua Roberto Simonsen, 305

•Lorena – Campus II (Departamento de Engenharia de Materiais) da Escola de Engenharia de Lorena/USP – Polo Urbo-Industrial Gleba AI-6, Fazenda Mondesir, CEP 12602-810 – Lorena – SP.