Em estímulo ao protagonismo juvenil e fomento de boas práticas em responsabilidade social, os alunos da rede estadual de ensino podem concorrer a bolsas de estudos na Espanha. O Conselho Independente de Proteção da Infância (CIPI) oferece 200 bolsas acadêmicas para curso de 540 horas e recebe inscrições até 5 de abril.
Podem participar alunos com idade entre 12 e 18 anos, que tenham perfil de liderança, protagonismo social e investimento no coletivo, e que se destaquem em suas comunidades desenvolvendo projetos sociais. Para se inscrever, basta acessar a página do projeto e descrever as práticas desenvolvidas. A comissão julgadora selecionará jovens de 298 países.
A bolsa acadêmica contempla o valor de € 1250. Outros encargos como hospedagem, alimentação e passagem aérea, ficarão aos cuidados dos patrocinadores dos alunos selecionados.
Os estudantes devem embarcar em outubro para percorrer 15 cidades, onde participarão de palestras e debates sobre educação inovadora, democracia e direitos das crianças, e também terão voz para apresentar os seus trabalhos dentro das prefeituras. Quando voltarem, os alunos têm outro desafio: transformar a experiência em livro.
Sobre o curso
O curso técnico em promoção de participação infantil em comunidade de aprendizagem fundamenta políticas públicas em educação e saúde para a infância, produz e difunde conhecimentos também para as famílias, dando aos pais e responsáveis importantes ferramentas para lidar com as demandas desta geração que se constrói no século XXI.