• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/03/2017
Pais e Alunos

Alunos da rede podem criar clubes de Matemática com orientações da OBMEP

A iniciativa prepara alunos do Fundamental e Médio para participarem da Olimpíada de Matemática

Criado para oferecer ambientes interativos nos quais será possível desenvolver, pesquisar e criar atividades matemáticas de forma ampla e divertida, os Clubes de Matemática da OBMEP são excelentes alternativas para que alunos estudem a matéria. No entanto, para fazer parte do programa, os interessados precisam, primeiro, criar um Clube Olímpico de Matemática para, posteriormente, participarem das atividades propostas pela OBMEP. Clique aqui e saiba como dar origem ao seu Clube Olímpico de Matemática.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Um Clube Olímpico de Matemática, ou simplesmente COM, precisa de cinco a dez membros. Obrigatoriamente, além dos integrantes, o clube deve ter um responsável. O recomendado é que cada COM tenha um orientador, mas não existe a obrigatoriedade de alguém desempenhar essa função.

Os membros dos Clubes Olímpicos devem ser alunos do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. No entanto, os estudantes não precisam ter a mesma escolaridade e nem estudarem em uma única escola. Os integrantes devem nomear um líder, que será o responsável pela inscrição do grupo nos Clubes de Matemática da OBMEP, pela guarda e uso do login e da senha do seu COM, por organizar as atividades do seu Clube e divulgá-las para os demais membros e pelo registro das atividades desenvolvidas pelo seu Clube.

Após a fase de agrupamento de membros, responsáveis e orientadores, chega a hora de usar a imaginação. Agora, é a vez de escolher um nome, um lema e um escudo para o COM. A junção destes elementos é fundamental para que cada grupo tenha uma identidade.

Ao ter seu cadastro enviado, um Clube está pré-inscrito nos Clubes de Matemática da OBMEP e terá sua inscrição avaliada pela comissão responsável pelo projeto. No momento em que essa inscrição for deferida o Clube é, então, fundado como um Clube Olímpico de Matemática da OBMEP, COM – OBMEP.

Clube de Matemática da OBMEP

No site da OBMEP, os estudantes podem participar de atividades como gincanas regionais e nacionais, discussão de filmes, resolução de problemas e jogos; além de filmagens e atividades que utilizam programas de geometria dinâmica.

A participação nos Clubes de Matemática da OBMEP não é restrita a alunos de escolas públicas, e, em um mesmo Clube, podem haver membros com níveis de escolaridade diferentes. Universitários e até mesmo professores de matemática são bem-vindos para participar.

Para mais informações sobre os clubes, clique aqui.