• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/02/2018
Ensino Fundamental

Alunos da rede podem vivenciar a rotina de um deputado

O Parlamento Jovem Paulista recebe inscrições até 9 de março

Os alunos da rede estadual que quiserem se aproximar da rotina do Poder Legislativo podem participar do Parlamento Jovem Paulista. Os 47 selecionados pelo concurso serão deputados por dois dias e poderão vivenciar a rotina de uma casa legislativa.

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebe até 9 de março projetos de lei escritos pelos candidatos. Podem participar do programa alunos com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano do Ensino FundamentalMédio ou Técnico. Para se inscrever, o jovem deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato (disponível aqui) e procurar a diretoria da escola em que estuda.

A Alesp divulgará os 47 selecionados em 2 de abril. Nos dias 26 e 27 de abril, os estudantes selecionados poderão vivenciar toda a rotina de uma casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei, tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida por 47 jovens parlamentares.