• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 12/05/2021
Notícia

Alunos da rede pública podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem

Sistema estará disponível entre 17 e 28 de maio

Os estudantes das redes públicas ou bolsistas das redes privadas de ensino que pretendem participar das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 podem solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 17 e 28 deste mês. O processo deverá ser realizado pelo site http://enem.inep.gov.br/participante. Aqueles que se inscreveram e faltaram à última edição do exame também podem justificar a ausência no mesmo período.

O resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 9 de junho. O período de recurso será entre 14 e 16 de junho.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo aqueles que tiverem a isenção concedida precisam realizar a inscrição no Enem 2021, quando aberta.

Para solicitar a isenção, o estudante precisa atender aos seguintes critérios:

– Estar cursando a última série do ensino médio neste ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;

– Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral na rede privada;

– Possuir renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

As datas das aplicações das provas deste ano ainda não foram definidas, mas é importante ficar atento as datas para não deixar de participar.