segunda-feira, 23/07/2018

Alunos da rede são pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro

Os alunos vencedores vão vivenciar por uma semana atividades na Câmara dos Deputados em Brasília

Alunos da rede estadual de ensino são pré-selecionados para a 15ª edição do concurso Parlamento Jovem Brasileiro. São 308 alunos, sendo 19 jovens matriculados em escolas da rede. Ao todo serão escolhidos 78 alunos dos 26 estados e Distrito Federal.

O resultado sairá no dia 10 de agosto no site da Câmara. Clique aqui.

A iniciativa tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Entre os dias 1º e 5 de outubro, os vencedores terão a oportunidade de vivenciar uma jornada parlamentar e conhecer de perto o Poder Legislativa. Os estudantes vão acompanhar debates e votações dos deputados federais em Brasília.

Para participar, os candidatos devem ter entre 16 e 22 anos e cursar a 2ª e 3ª série do Ensino Médio regular ou técnico. Além da inscrição, os alunos elaboraram sugestões de projetos de lei que proponham mudanças para melhorar a realidade do país.

Parlamento Jovem Brasileiro – Edição 2017

Sergio Luiz Damiati, da Secretaria da Educação, explica que o programa é fruto de uma parceria entre a Câmara dos Deputados e a Educação. “Os alunos enviam um projeto de lei que passa por uma seleção. Então, os alunos vão à Brasília e têm uma semana de simulação sobre como seria a vida e o trabalho de um deputado na capital federal”, disse.

“Eu busquei fazer um projeto que visasse a integração dos cadeirantes na sociedade. Então, meu projeto prevê que os produtos dos supermercados devam ser organizados de forma que os cadeirantes consigam ter acesso”, disse Karina de Oliveira Cândido, aluna da escola José Pinto do Amaral e participante da última edição do programa.

“O Brasil é um país maravilhoso e com muita diversidade. E eu pude conviver, fazer amizade e entender os pontos de vista dos demais alunos”, fala Lídia de Souza Carvalho, que também participou do PJB e é aluna da escola Antonio Terezio Mendes Peixoto.

“Eu vejo que o jovem tem cada vez mais espaço dentro da política”, acredita Nayara Feliciani Dias, aluna da escola Dona Noêmia Dias Perotti.