sexta-feira, 10/08/2018

Alunos da rede são premiados em concurso de redação

Em parceria com o Hospital de Amor, a iniciativa recebeu mais de 19 mil textos de estudantes

Cinco alunos da rede estadual de ensino são premiados em concurso de redação do Hospital de Amor, na cidade de Barretos, interior de São Paulo. “Câncer de Pele: um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida” foi o tema da 6ª edição, que recebeu 19.348 redações, quase o dobro em comparação a edição anterior.

Participaram da ação, que visa divulgar a ciência, difundir conhecimento e estimular jovens talentos, alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo e privadas de Barretos.

Os textos tinham que destacar os principais fatores que desencadeiam a doença, grupos de risco, prevenção e diagnóstico. “As redações passaram por uma banca de professores que avaliaram critérios como: criatividade, relevância, organização de texto, ortografia e gramática da língua portuguesa”, disse o coordenador do NEC, Gerson Vieira.

Os vencedores ganharam três dias de estágio no Hospital de Amor e atividades cientificas e laboratoriais. Já o primeiro colocado e o professor orientador receberam um notebook. Os demais foram contemplados com um tablet.

Durante a cerimônia de premiação realizada no dia 1º de agosto, a Dirigente Regional de Ensino, Solange de Oliveira Bellini, agradeceu a dedicação da rede estadual de ensino. “Agradecemos aos pais, por confiarem na Secretaria de Educação, no Hospital de Amor e nos seus filhos. Agradecemos às diretorias de ensino, pelas quase 20 mil redações enviadas, e a dedicação das escolas e professores em abraçar essa causa. O nosso trabalho é servir com amor! Estamos popularizando a ciência e essa é nossa obrigação”, disse.

Edição anterior

Em 2017, o tema foi “Tabagismo: qual a verdade sobre o câncer por trás da fumaça?”. O concurso registrou adesão de 43 Diretorias Regionais do Estado de São Paulo, com 11.041 redações produzidas.