Cinco alunos da rede estadual de ensino são premiados em concurso de redação do Hospital de Amor, na cidade de Barretos, interior de São Paulo. “Câncer de Pele: um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida” foi o tema da 6ª edição, que recebeu 19.348 redações, quase o dobro em comparação a edição anterior.
Participaram da ação, que visa divulgar a ciência, difundir conhecimento e estimular jovens talentos, alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo e privadas de Barretos.
Os textos tinham que destacar os principais fatores que desencadeiam a doença, grupos de risco, prevenção e diagnóstico. “As redações passaram por uma banca de professores que avaliaram critérios como: criatividade, relevância, organização de texto, ortografia e gramática da língua portuguesa”, disse o coordenador do NEC, Gerson Vieira.
Os vencedores ganharam três dias de estágio no Hospital de Amor e atividades cientificas e laboratoriais. Já o primeiro colocado e o professor orientador receberam um notebook. Os demais foram contemplados com um tablet.
Durante a cerimônia de premiação realizada no dia 1º de agosto, a Dirigente Regional de Ensino, Solange de Oliveira Bellini, agradeceu a dedicação da rede estadual de ensino. “Agradecemos aos pais, por confiarem na Secretaria de Educação, no Hospital de Amor e nos seus filhos. Agradecemos às diretorias de ensino, pelas quase 20 mil redações enviadas, e a dedicação das escolas e professores em abraçar essa causa. O nosso trabalho é servir com amor! Estamos popularizando a ciência e essa é nossa obrigação”, disse.
Edição anterior
Em 2017, o tema foi “Tabagismo: qual a verdade sobre o câncer por trás da fumaça?”. O concurso registrou adesão de 43 Diretorias Regionais do Estado de São Paulo, com 11.041 redações produzidas.