• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 30/04/2015
Pais e Alunos

Estudantes da rede se preparam para o Programa Internacional de Avaliação de Alunos

A prova será aplicada de 4 a 29 de maio

Alunos da rede estadual de ensino se preparam para o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O Estado de São Paulo será representado por 67 escolas de 44 diretorias regionais de ensino. As provas serão aplicadas no período de 4 a 29 de maio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A E.E. Professora Maria Augusta de Moraes Neves, localizada em Americanópolis, zona sul de São Paulo,  foi selecionada para participar da avaliação e os alunos já estão se preparando.”Estamos passando um vídeo produzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o PISA, o que vai ser pedido para eles durante a prova, além do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)”, conta a diretora da unidade escolar, Adélia Maria Ventura Joaquim.

Estudantes da E.E. Professor Antonio José Leite, localizada no bairro Vila Amélia, também serão avaliados. A diretora da unidade escolar, Katia Cristina Balon Negrini, pretende conscientizar os alunos sobre a importância do Pisa. “Estamos nos preparando para o Pisa com o trabalho de conscientização. Primeiro eu estou passando para os professores informações sobre a avaliação e como eles vão repassar aos alunos”, explica.

A Secretaria da Educação pretende acompanhar o desempenho dos alunos e professores da rede durante a avaliação. Segundo o diretor da Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA) da Secretaria da Educação, Willian Massei, para esta edição, será aplicado um questionário junto às escolas participantes que deverá ser respondido pelos professores, alunos, e diretores.

A pesquisa contempla questões relacionadas a aplicação do Pisa, como a qualidade das perguntas, o emprego de computadores e as condições dos materiais utilizados para a realização da prova. “Com base neste questionário será possível instrumentalizarmos também o INEP para possíveis sugestões de mudanças e inovações. Será útil para a Secretaria da Educação, as escolas e o próprio governo responsável pela avaliação”, destaca Massei.

Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa)

O Pisa avalia o desempenho e as condições de aprendizagem dos alunos, de diferentes países, no final da educação básica, em leitura, matemática e ciências. A cada edição, a avaliação dá ênfase a uma determinada área e, para este ano, será valorizada a área de ciências.

A avaliação, coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é realizada a cada três anos para estudantes na faixa etária de 15 anos, no final da educação básica. Atualmente, 34 países membros da OCDE e vários países convidados participam desta avaliação. 


https://www.youtube.com/watch?v=frDiA5WJdKE