• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 28/04/2015
Pais e Alunos

Alunos da rede serão avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

O Estado de São Paulo será representado por 67 escolas

Alunos da rede estadual paulista de ensino serão avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O objetivo da prova é obter informações acerca do desempenho e das condições de aprendizagem dos estudantes, de diferentes países, para subsidiar políticas de melhorias do ensino básico. As provas serão aplicadas no período de 4 a 29 de maio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A avaliação, coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é realizada a cada três anos para estudantes na faixa etária de 15 anos, no final da educação básica. Atualmente, 34 países membros da OCDE e vários países convidados participam desta avaliação.

O Estado de São Paulo será representado por 67 escolas de 44 diretorias regionais de ensino. “A maioria é escola estadual e contamos com escola da rede privada de ensino, além das Etecs”, destaca o diretor da Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA) da Secretaria da Educação, Willian Massei.

Nesta edição de 2015, as provas serão eletrônicas. “O Pisa vem a cada ano se modernizando e neste ano não será diferente. Será utilizado um sistema de avaliação digitalizada, ou seja, serão empregados computadores para a realização dessas provas”, destaca Willian Massei.

O Pisa avalia o desempenho dos alunos em leitura, matemática e ciências. A cada edição, a avaliação dá ênfase a uma determinada área e, para este ano, será valorizada a área de ciências.

Para Massei, o Estado de São Paulo está evoluindo a cada edição. “Se olharmos os resultados do nosso País e do Estado de São Paulo observamos que a cada edição estamos evoluindo. Nós temos registrado uma performance crescente. E São Paulo, particularmente, tem melhorado nos últimos anos, haja vista o resultado do Saresp“, explica.