terça-feira, 17/04/2012

Alunos da rede têm até sexta para se inscreverem em curso de língua chinesa

Programa será voltado para 160 estudantes do Ensino Médio Os alunos do Ensino Médio da rede estadual terão a oportunidade de aprender língua chinesa por meio de um curso gratuito. […]

Programa será voltado para 160 estudantes do Ensino Médio

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual terão a oportunidade de aprender língua chinesa por meio de um curso gratuito. As inscrições para a primeira edição do curso, desenvolvido em parceria com a Fundação Editora Unesp, podem ser feitas até a próxima sexta-feira (20) pelo site Instituto Confúcio na Unesp. Ainda restam 60 vagas das 160 disponíveis.

O objetivo da iniciativa é aumentar a empregabilidade do jovem no mercado de trabalho. “Devido a importância da China na economia mundial e, principalmente, das suas relações econômicas e comerciais com o Brasil, não haverá num futuro próximo nenhum profissional em nenhuma área relevante de atividade que não tenha em algum momento que se relacionar com a China. Para esses profissionais o conhecimento da língua e da cultura chinesa será uma ferramenta essencial para o seu trabalho”, afirma o diretor do Instituto Confúcio na Unesp, Luís Antonio Paulino.

Inicialmente, o curso será voltado para 160 alunos da rede e terá duração de 50 horas por módulo. O primeiro semestre, no entanto, contará com um módulo menor de 40 horas que será compensado no semestre seguinte. “Esse projeto-piloto será implantado em São Paulo e em São José dos Campos, onde o Instituto Confúcio na Unesp já possui professores nativos e instalações para receber essa demanda de estudantes”, afirma a professora Irene Miura, assessora de relações internacionais da Secretaria da Educação.

Segundo a assessora, a expectativa é ampliar gradativamente, a partir do segundo semestre deste ano, a oferta de cursos de língua chinesa, que deve passar a compor a partir de 2013 a grade dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da rede estadual.