Programa será voltado para 160 estudantes do Ensino Médio
Os alunos do Ensino Médio da rede estadual terão a oportunidade de aprender língua chinesa por meio de um curso gratuito. As inscrições para a primeira edição do curso, desenvolvido em parceria com a Fundação Editora Unesp, podem ser feitas até a próxima sexta-feira (20) pelo site Instituto Confúcio na Unesp. Ainda restam 60 vagas das 160 disponíveis.
O objetivo da iniciativa é aumentar a empregabilidade do jovem no mercado de trabalho. “Devido a importância da China na economia mundial e, principalmente, das suas relações econômicas e comerciais com o Brasil, não haverá num futuro próximo nenhum profissional em nenhuma área relevante de atividade que não tenha em algum momento que se relacionar com a China. Para esses profissionais o conhecimento da língua e da cultura chinesa será uma ferramenta essencial para o seu trabalho”, afirma o diretor do Instituto Confúcio na Unesp, Luís Antonio Paulino.
Inicialmente, o curso será voltado para 160 alunos da rede e terá duração de 50 horas por módulo. O primeiro semestre, no entanto, contará com um módulo menor de 40 horas que será compensado no semestre seguinte. “Esse projeto-piloto será implantado em São Paulo e em São José dos Campos, onde o Instituto Confúcio na Unesp já possui professores nativos e instalações para receber essa demanda de estudantes”, afirma a professora Irene Miura, assessora de relações internacionais da Secretaria da Educação.
Segundo a assessora, a expectativa é ampliar gradativamente, a partir do segundo semestre deste ano, a oferta de cursos de língua chinesa, que deve passar a compor a partir de 2013 a grade dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da rede estadual.