segunda-feira, 28/03/2011

Alunos da rede vão participar de pré-iniciação científica na USP

Durante um ano, alunos do Ensino Médio, selecionados por desempenho escolar, receberão bolsa de estudos no valor de R$ 100 mensais e participarão de projetos de pesquisa em diversas unidades […]

Durante um ano, alunos do Ensino Médio, selecionados por desempenho escolar, receberão bolsa de estudos no valor de R$ 100 mensais e participarão de projetos de pesquisa em diversas unidades da USP no Estado

Alunos do Ensino Médio de cerca de 90 escolas da rede estadual de ensino preparam-se para um novo desafio: eles foram selecionados para participar da 3ª edição do projeto de pré-iniciação científica da USP. Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, em convênio com a Secretaria de Estado da Educação e o Banco Santander, o projeto oferece aos estudantes a oportunidade de participar de atividades desenvolvidas por grupos de pesquisa científica da universidade.

São oferecidas 557 vagas para os alunos, selecionados pela SEE a partir do desempenho escolar, e 90 para os professores supervisores e orientadores; os primeiros atuam dentro das escolas; os restantes trabalham nos grupos de pesquisa em diversas unidades da USP ( Cidade Universitária, Dr. Arnaldo, Leste, Bauru, São Carlos, Ribeirão Preto, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e São Sebastião). Os docentes são selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP a partir de pré-requisitos como manifestação de interesse, formação, experiência e disponibilidade.

Durante um ano, os alunos participantes receberão bolsa de estudos no valor de R$ 100 mensais – custeada pelo Banco Santander – para atuar em pesquisas dentro de uma das mais conceituadas universidades do mundo. Sob a orientação e supervisão dos professores (que também receberão ajuda de custo, paga pela USP) e de pesquisadores, eles terão a oportunidade de conhecer de perto o dia a dia da ciência na universidade e, ainda, de se preparar para os desafios da vida acadêmica e profissional no futuro.

Participam do projeto professores e alunos (estes, devem ter entre 15 e 18 anos e estar no Ensino Médio) de escolas estaduais. Durante o projeto, que vai até o final do ano, os estudantes devem dedicar oito horas semanais no período letivo para as atividades; nas férias, e em períodos de recesso escolar, a carga horária será de 16 horas por semana. Todas as atividades serão desenvolvidas no contraturno das aulas e supervisionadas por pesquisadores da USP (na universidade) e professores supervisores (nas unidades de ensino). A fase atual é de entrega de documentação, processo que vai validar a participação dos alunos e docentes no projeto. A estimativa é que as atividades tenham início já a partir do mês de abril.