• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 30/03/2016
Pais e Alunos

Alunos da rede visitam Estação de Tratamento de Água Guaraú

Estudantes tiveram uma aula sobre tratamento de água com palestras e maquetes no Sistema Cantareira

Alunos da E.E. Maristela Vieira tiveram uma aula diferente nesta tarde de terça-feira (29). Os estudantes deixaram a sala de aula do 7º ano e visitaram a Estação de Tratamento de Água Guaraú, do Sistema Cantareira, localizada na Pedra Branca, em São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todos estavam empolgados com a visita e principalmente com o passeio. “Hoje foi muito legal, eu não sabia como funcionava o sistema de água e nem como ela chegava em nossas casas. Adorei conhecer porque consegui ter uma noção sobre como é o tratamento da água”, diz o aluno Diego Andrade Torres.

Os professores que acompanhavam a visita também comentaram sobre a importância de trazer os alunos para conhecer a Estação de Tratamento. “A parte teórica fica na escola, mas aqui os alunos têm uma noção do que realmente acontece. E é uma conscientização do bem que temos que preservar que é a nossa água, para o futuro, para nós. Os alunos estão aproveitando muito essa aula fora da escola e estão perguntando muito sobre tudo, pois quando eles vivenciam ficam muito mais fácil para aprender”, comenta a professora Roberta Ribeiro Bernardes.

A curiosidade dos estudantes também é um fator importante para o aprendizado. Eles visitaram todo o sistema de água com uma monitora, que explicou todo o percurso. Conheceram maquetes e ainda tiveram uma palestra sobre o tratamento da água. Durante a demonstração, muitos fizeram perguntas e comentários. “Eu achava que a água chegava de uma forma bem diferente na minha casa, mas hoje pude perceber que ela leva vários processos para isso. Eles colocam vários produtos para ela chegar em casa. Uma aula na sala é muito boa, mas aqui é bem diferente, está sendo diferente. Nesta visita pude ver o processo do começo, meio e fim”, finaliza Gabriel Costa Sampaio. 

Estação de Tratamento de Água 

O sistema ETA Guaraú é o maior sistema de abastecimento operado pela Sabesp, o Sistema Cantareira, lá são tratados 33 mil litros de água por segundo, provenientes das represas de Jaguari, Jacarei, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro. E a estação é responsável por abastecer 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo.

As escolas que desejam visitar a estação devem solicitar à Sabesp.  Quando o passeio é agendado por escolas, é preciso o acompanhamento de dois professores ou mais por turma. É permitida a participação de estudantes a partir do 6º ano (5ª série) na ETA Guaraú, e a partir do Ensino Médio na visita pelo Sistema Cantareira.