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terça-feira, 23/11/2010
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Alunos da região de Catanduva leram mais de 58 mil livros em 2010

Projeto Centopéia estimula a leitura e, em 2010, envolveu 7 mil alunos, incluindo portadores de deficiência visual e estudantes dos CELs; Ranking que classifica os melhores leitores já traz nomes […]

Projeto Centopéia estimula a leitura e, em 2010, envolveu 7 mil alunos, incluindo portadores de deficiência visual e estudantes dos CELs;

Ranking que classifica os melhores leitores já traz nomes dos 10 estudantes que ultrapassaram a marca de 130 livros este ano; campeão já leu 261 volumes.

Incentivar a leitura e desafiar cada aluno a ler no mínimo dez livros por ano. Esse é o objetivo do Projeto Centopéia, desenvolvido desde 2008 pela Diretoria de Ensino Região de Catanduva e que abrange 22 escolas de 10 municípios (Ariranha, Catanduva, Catiguá, Embaúba, Marapoama, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Santa Adélia, Tabapuã). Atualmente, participam do projeto 7 mil alunos de 5ª e 8ª séries/ 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo portadores de deficiência visual e alunos dos CELs.

Implementado em 2007, o projeto consiste em, todo início de ano, a DE selecionar e enviar às escolas listas com sugestões de livros adequados a cada uma das séries. Além das listas, os alunos podem escolher outros livros que os interessem. A partir daí, os professores de Língua Portuguesa e de Arte confeccionam cartazes por séries com os nomes dos alunos e, à medida em que cada um lê um livro, ganha uma parte do corpo de uma centopéia, para colar em seu cartaz. Numa espécie de competição sadia, os alunos são estimulados a ler mais e os resultados surpreendem: este ano, os melhores leitores foram classificados em um ranking e ultrapassaram a marca dos 130 livros. No topo da lista aparece Guilherme Augusto Lopes, do município de Catiguá, que já leu 261 volumes somente este ano.

Para Maria Aparecida Cheruti Frare, dirigente regional de ensino da DE – Região Catanduva, o projeto gerou uma verdadeira efervescência pelo gosto literário. “Os alunos, estimulados pelo projeto, espontaneamente buscam a sala de leitura, escolhem livros, trocam livros e idéias entre si e também com os educadores de suas escolas”, explica. Além de colaborar com o desenvolvimento educacional e cultural dos estudantes, o projeto tem sido bem sucedido no que diz respeito aos próprios objetivos iniciais propostos: todos os anos a meta tem sido superada e muitos alunos chegaram a ler até 300 livros. Este ano, 11 escolas já ultrapassaram a meta antes mesmo de 2010 acabar.  “É importante ressaltar que os alunos desta Diretoria estão cada vez mais adquirindo o gosto pela leitura, fator que, ao lado do currículo implantado pelo Estado de São Paulo e do bom trabalho pedagógico desenvolvido nas salas de aula, é responsável pelo índice de cumprimento de nossas metas: temos 8.1 de índice no Idesp, o que nos coloca entre as melhores do Estado”, destaca Maria Aparecida.

O reconhecimento do projeto não fica somente na esfera escolar. O escritor Pedro Bandeira, ciente do projeto realizado pela DE, enviou um comunicado parabenizando pela iniciativa e fazendo questão de destacar a importância de ações como a desenvolvida em Catanduva. “Este é um projeto que deveria ser estendido para todo o Brasil. Por que não viajar pelo país treinando outras professoras de modo que o método vitorioso possa ser usufruído por todas as nossas crianças e jovens?”, sugeriu Bandeira, em carta.

Acima da média
Segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Pró-Livro, os brasileiros leem em média 1,3 livro por ano. Incluindo obras didáticas e pedagógicas, a média sobre para 4,7. Entre os alunos do projeto Centopéia, portanto, a realidade é bem diferente: em 2009 três alunas conseguiram chegar à marca de 300 livros lidos este ano, cada uma. Outros seis alunos superaram a marca de 200 livros e 13 ultrapassaram os 100 livros. Até agora, em 2010, dez alunos superaram os 120 livros e o primeiro colocado leu 261 volumes.

O Projeto conta ainda com a participação de alunos com deficiência visual (cegos ou com baixa visão), que leem livros em braile ou leitura ampliada e também com alunos do Centro de Estudos de Línguas (CEL), que leem publicações em espanhol (Proyeto Ciempiés).

Ranking de alunos e escolas campeões de 2010

Nome do aluno     Série/ano N°  de livros
 Escola Estadual  Município
   
Guilherme Augusto M. Lopes Antonio Carlos Catiguá 8ª/9 º 261
Danielle Serafim R. De Assis Nestor Sampaio Bittencourt Catanduva 6ª/7º 160
Thalia C. de S. Tange Prof. Bento de Siqueira Marapoama 7ª/8º 160
Denise N. Lodi de Sousa Prof. Bento de Siqueira Marapoama 7ª/8º 160
Pâmela N. de O. Raimundo Prof.Bento de Siqueira Marapoama 7ª/8º 160
Natalia Simão Godoy Barbosa Paulo de Lima Corrêa Catanduva 6ª/7º 150
Marcos Vinicius Costa Pereira Pedro Teixeira de Queiroz Novo Horizonte 6ª/7º 141
Rafaela Araújo Silva Nestor Sampaio Bittencourt Catanduva 6ª/7º 140
Thassiane Fernanda Santana Paulo de Lima Correa Catanduva 140
Taniele Oliveira Guedes EE Dr. Luiz Dumont Santa Adélia 136